Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ataque com drone atinge refinaria na Rússia; Ucrânia é suspeita de autoria

Do UOL, em São Paulo

22/06/2022 11h14

Um ataque com drone —um avião não tripulado— atingiu hoje uma refinaria em Rostov, região localizada na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, disse a agência estatal russa Tass. A ofensiva causou um incêndio nas dependências da refinaria. Não houve registro de feridos. A Rússia não acusou diretamente a Ucrânia pelo ataque, mas há suspeitas de que ele teria o apoio de Kiev.

Em uma publicação no Telegram, o governador regional, Vasily Golubev, escreveu que os trabalhadores da refinaria encontraram fragmentos de dois drones na refinaria. Autoridades ucranianas se recusaram a comentar o ataque.

A Rússia acusou a Ucrânia de realizar uma série de ataques em seu território nas últimas semanas, visando depósitos de combustível, instalações militares e infraestrutura vital para apoiar as linhas de abastecimento russas. A Ucrânia não admitiu ter realizado nenhum dos ataques, mas os usou para zombar da Rússia nas redes sociais.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Uma publicação da 72ª Brigada Mecanizada da Ucrânia, por exemplo, dizia que "por alguma razão, a Refinaria de Petróleo de Novoshakhtinsk está pegando fogo na Rússia". Mais tarde, a organização afirmou que atingir tal alvo com um "drone kamikaze" a 150 km de profundidade no território controlado pelo inimigo "não é ruim".

No Telegram, as Forças Armadas afirmaram que "é melhor fumar em locais designados e não jogar pontas de cigarro em depósitos de petróleo".