Grupo nazista faz passeata durante conferência que recebeu Trump nos EUA
Um grupo de manifestantes nazistas fez uma passeata no último sábado (24) durante um evento do grupo conservador "Turning Point" na cidade de Tampa, Flórida, nos Estados Unidos. A manifestação provocou uma série de repúdios públicos, incluindo do próprio grupo apoiador do ex-presidente Donald Trump. As informações são do portal estadunidense "Tampa Bay Times".
O Turning Point é um grupo voltado principalmente a jovens que busca alinhá-los a um ativismo político dos valores e ideias do que entendem por conservadorismo. É atuante desde 2012, criado pelo radialista Charlie Kirk e que incentiva a atuação desses jovens nas escolas e universidades. A convenção do último final de semana atraiu, por exemplo, por volta de 5 mil jovens.
Trump e outros republicanos estavam presentes também.
Nas redes sociais, diversas pessoas compartilharam vídeos sobre a manifestação que trazia suásticas e outras bandeiras com simbologias nazistas.
Os nazistas entraram em discussões com manifestantes que protestavam contra a decisão da Suprema Corte que derrubou o direito ao aborto. Cartazes e panfletos que associavam, sem evidências, o aborto aos judeus foram entregues às pessoas que passavam pelas ruas. Não houve registro de violência durante a manifestação.
O presidente do Museu do Holocausto da Flórida, Mike Igel, repudiou o ato. Ele disse que ele representava "uma ameaça direta à comunidade judaica da região" e que os símbolos expostos deveriam ter o repúdio de todos por serem genocidas. "Não se trata de política ou religião. É sobre a humanidade", disse em comunicado.
O Turning Point, por sua vez, negou que tivesse qualquer relação com os manifestantes. Andrew Kolvet, porta-voz dos conservadores, disse ontem (24) que os manifestantes nazistas não eram afiliados ao movimento e nem foram convidados para conferência. Ele ainda reforçou que o grupo condenava a ideologia nazista.
" Nosso segurança tentou, mas não teve permissão para removê-los. Nós não temos ideia de quem eles são ou por que eles estavam aqui. Eles não têm nada a ver com a TPUSA, nosso evento ou nossos alunos", completou. Kolvet disse que os estudantes conservadores chegaram a enfrentar os nazistas, que depois foram embora do local.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.