Topo

Esse conteúdo é antigo

Donald Trump é investigado por violar Lei de Espionagem, diz site

Donald Trump ao deixar a Trump Tower a caminho do depoimento - DAVID DEE DELGADO/REUTERS
Donald Trump ao deixar a Trump Tower a caminho do depoimento Imagem: DAVID DEE DELGADO/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

12/08/2022 16h59

O ex-presidente norte-americano Donald Trump, alvo de uma operação de busca e apreensão do FBI (Federal Bureau of Investigation, o equivalente à Polícia Federal dos Estados Unidos) na última segunda-feira (8), é investigado por violar a chamada Lei de Espionagem dos Estados Unidos, segundo informou o site de notícias "Político".

No mandado de busca, ao qual o site teve acesso, diz que o ex-presidente "é investigado por uma potencial violação da Lei de Espionagem", criada pelos EUA em 1917. O item mostra ainda que o republicano possuía nota manuscrita e documentos ultrassecretos, marcados com "TS/SCI", que indicam o mais alto nível de classificação do governo e só podem ser guardados em locais especiais.

Ao todo, 20 caixas de documentos, fotos e outros itens foram retirados da mansão de Trump na operação. Foram quatro caixas de documentos "top secret", três de "secretos" e três de "confidencial". Também foi confirmada a recuperação de um material sobre o "presidente da França", Emmanuel Macron.

Trump foi alvo de um mandado de busca e apreensão do FBI em sua casa, em Mar-a-Lago, um resort de luxo localizado em Palm Beach, na Flórida. A notícia sobre a operação foi revelada pelo próprio magnata, que não estava na residência e definiu a ação como um ataque político contra sua possível candidatura para as eleições de 2024.

Estes são dias escuros para a nossa nação, uma vez que minha bela casa de Mar-a-Lago está sob assédio e ocupada por um grande grupo de agentes do FBI. Isso nunca havia acontecido antes com um presidente dos Estados Unidos. Ex-presidente, em comunicado à imprensa

Mansão de Trump na Flórida - REUTERS/Marco Bello - REUTERS/Marco Bello
Mansão de Trump na Flórida
Imagem: REUTERS/Marco Bello

"Trata-se de um ataque da esquerda radical democrata, que, desesperadamente, não me quer concorrendo para presidente em 2024", acrescentou, ressaltando que esse tipo de episódio só acontece em "países quebrados de terceiro mundo", acrescentou.

Trump jogava documentos em vaso sanitário, diz site

Segundo imagens divulgadas pelo portal de notícias Axios, o ex-presidente americano tinha como hábito descartar documentos do governo em vasos sanitários. As fotos foram cedidas pela jornalista Maggie Haberman, que está escrevendo um livro sobre Trump.

De acordo com a repórter do New York Times, funcionários da Casa Branca relatavam que frequentemente encontravam papel entupindo a descarga. Os trabalhadores acreditavam que o ex-presidente era o responsável por isso, já que ele não costumava rasgar documentos.

A prática representaria uma irregularidade, segundo a Lei de Registros Presidenciais dos EUA. A legislação determina a preservação de cartas, notas, e-mails, entre outros conteúdos relacionados aos trabalhos oficiais do presidente.

*Com informações das agências de notícias Reuters e Ansa