Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia argentina acha 100 balas na casa de homem que tentou matar Kirchner

Do UOL, em São Paulo

02/09/2022 10h55

A polícia da Argentina encontrou duas caixas de munições com pelo menos 100 balas na casa de Fernando Andrés Sabag Montiel, homem que tentou atirar contra Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina, na noite de ontem. As informações são do jornal La Nación.

As balas eram de calibre 9 milímetros e foram encaminhadas para perícia.

Além da munição, a polícia também apreendeu um notebook HP na casa de Montiel, localizada em San Martín, região metropolitana da capital Buenos Aires, e documentos de sua namorada.

A casa de Montiel, um brasileiro que mora na Argentina desde 1993, foi revistada após o atentado. O celular do brasileiro e a arma usada na tentativa de atirar contra Kirchner também foram apreendidos, reportou o jornal Clarín.

O suspeito está preso e deve depor hoje. Por enquanto, ele é investigado por tentativa de homicídio qualificado.

Quem é o brasileiro que tentou matar Cristina Kirchner?

Segundo o jornal La Nación, o homem se apresentava nas redes sociais como "Fernando Salim Montiel" — após o atentado, as contas foram apagadas. Conforme a publicação, ele tinha interesse e seguia muitas páginas ligadas a grupos radicalizados ou de ódio.

Montiel teria curtido páginas como "Comunismo Satânico", "Coach antipsicopata" e outros perfis com alusão à Wicca, religião pagã que se dedica ao conhecimento da espiritualidade a partir da natureza e da psique humana e a qual é atribuída ligações com a feitiçaria e outras religiões antigas.

Conforme os registros comerciais citados pela imprensa local, Fernando tem autorização para atuar como motorista de aplicativo no país.

Em março de 2021, ele foi parado pela polícia no bairro de La Paternal, onde teria domicílio, por dirigir um carro sem placa traseira. Ao descer do carro, uma faca de 35 centímetros caiu no chão. Ele alegou aos policiais que carregava a arma para defesa pessoal e que o veículo estava sem placa devido a um acidente de trânsito ocorrido dias antes. Foi autuado por porte de armas não convencional e a faca foi apreendida.

Nas fotos do agressor que circulam na internet, destaca-se a tatuagem de um Sol Negro, símbolo bastante popular entre neonazistas. Na legenda de uma das fotos publicadas no Instagram, ele também indica ter tatuado uma cruz gamada, símbolo que também foi cooptado pelos nazistas (suástica).