Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

ONU pede investigação sobre atentado contra Kirchner por brasileiro

Atentado contra Cristina Kirchner - Reprodução
Atentado contra Cristina Kirchner Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

02/09/2022 07h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos quer que o incidente que envolveu a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, seja alvo de uma investigação aprofundada e alertou para os riscos de violência política na região.

"Estamos cientes e em choque diante dos relatos que vimos", afirmou a porta-voz do alto comissariado, Ravina Shamdasani, em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira em Genebra. "É crucial que uma investigação seja realizada sobre o que aconteceu e como aconteceu", insistiu. Segundo ela, o escritório da ONU vai "acompanhar de perto" os acontecimentos.

O homem que apontou a arma contra a argentina era um brasileiro, Fernando Montiel, de 35 anos. Ele vivia em Buenos Aires desde os anos 90.

A porta-voz da ONU ainda insistiu em condenar as ameaças contra líderes políticos ou violência. "Qualquer ato de violência política precisa ser condenado. E é importante que diferenças sejam tratadas por meio do diálogo, e certamente não dessa forma", completou.

Antes de deixar seu cargo, na semana passada, a então alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachellet, também lançou um alerta sobre os riscos da violência política no Brasil e, de uma forma geral, em democracias.