Topo

Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: Bolsonaro puxa foco para si mesmo ao comentar ataque a Kirchner

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/09/2022 19h55

O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou hoje o atentado à vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner durante sua agenda de campanha. Bolsonaro disse "lamentar" o fato, mas também fez questão de relembrar a facada que sofreu durante sua campanha presidencial em 2018. Para o colunista do UOL Leonardo Sakamoto, o presidente tentou puxar o foco do ocorrido para si mesmo.

"O presidente Jair Bolsonaro, talvez por conta de um processo infantilizado que ele não conseguiu resolver ao longo da vida, ou porque ele realmente tem uma questão egocêntrica, volta sempre para ele mesmo. Houve um atentado na Argentina contra a vice-presidente da Argentina e ele é incapaz de dizer 'sinto muito, lamento e estou mandando meu apoio'. Não, ele fala rapidamente e traz a si mesmo para dentro do foco. 'Não porque da minha vez', e isso não acontece só agora, é em todo momento", disse durante participação no UOL News.

Além de destacar que a atitude mostrou falta de empatia e arrogância por parte de Bolsonaro, Sakamoto também afirmou que essa reação faz parte de uma tática eleitoral.

"É uma tática eleitoral mas é também uma falta de empatia, uma arrogância e uma incapacidade de viver em comunidade. Mas isso como tática política evita que ele conduza uma solidariedade a um governo que vê com maus olhos, ele não gosta do governo de Alberto Fernández e Cristina Kirchner".

Sakamoto: Bolsonaro usou a imagem de Daniel Silveira

"Ele acabou sendo protegido pelo presidente da República, não que o presidente morra de amores por Daniel Silveira, mas ele foi muito útil para o presidente Jair Bolsonaro, que usou a imagem de Daniel Silveira para falar 'olha, ele é um mártir da liberdade de expressão', quando na verdade Daniel Silveira foi condenado por atacar o Superior Tribunal Federal e instituições democráticas", disse o colunista do UOL Leonardo Sakamoto durante o UOL News.

Hoje o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) formou maioria de cinco votos para cassar a candidatura do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) ao Senado. Sakamoto também relembrou que havia uma dúvida se o perdão concedido pelo presidente tornaria Silveira elegível para disputar as eleições. A resposta dada pelo TRE-RJ confirma que foi considerado inelegível.

Ataque a Kirchner: Bolsonaro banalizou fato gravíssimo e arranhou imagem do Brasil, diz Edinho Silva

"O Brasil tem uma relação histórica com a Argentina e é um dos principais parceiros econômico e político do Brasil nas questões que envolvem a América do Sul, então quando um fato dessa gravidade vem a tona e o presidente se posiciona dessa forma, mais uma vez ele arranha a imagem internacional do Brasil, que já não é boa, inclusive pelos seus posicionamentos. Ele banaliza um fato que é gravíssimo, que é o fato da violência", afirmou durante participação no UOL News o prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva (PT), que também é um dos coordenadores da campanha de Lula.

Edinho ainda afirmou que o acontecimento no país vizinho deveria servir como um alerta para que o Brasil reveja a questão do porte de armas. "Nós deveríamos estar utilizando esse episódio que envolve a Cristina Kirchner para que a gente debata no Brasil a questão da violência e possa rever a forma como o governo federal tem tratado a questão do porte de arma e a banalização da utilização da arma de fogo".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: