Topo

Esse conteúdo é antigo

Discurso de Charles tem juramento, Elizabeth homenageada e troca de títulos

Rei Charles 3º em primeiro discurso televisionado à população do Reino Unido - Yui Mok/Pool via REUTERS
Rei Charles 3º em primeiro discurso televisionado à população do Reino Unido Imagem: Yui Mok/Pool via REUTERS

Do UOL, em São Paulo

09/09/2022 14h22

O rei Charles 3º fez hoje seu primeiro discurso oficial como monarca à população do Reino Unido.

Em sua fala, ele lamentou profundamente a morte da mãe, rainha Elizabeth 2ª, e se comprometeu a assumir o trono com "lealdade e respeito" assim como ela.

Como a própria rainha fez com tanta devoção inabalável, também eu me comprometo agora solenemente, durante todo o tempo que me resta, a defender os princípios constitucionais no coração da nossa nação Rei Charles 3º

Além do Reino Unido, Charles fez acenos aos países da Commonwealth de hoje e de outrora, dizendo que as mudanças que ocorreram desde que sua mãe assumira o trono, há mais de 70 anos, o deixam com "orgulho".

"No decorrer dos últimos 70 anos, vimos nossa sociedade se transformar em muitas culturas e muitos credos. "As instituições do Estado, por sua vez, mudaram. Mas, através de todas as mudanças e desafios, nossa nação e a família mais ampla dos Reinos - de cujos talentos, tradições e realizações me orgulho de forma inexpressiva - prosperaram e floresceram", disse Charles.

"Onde quer que viva no Reino Unido ou nos reinos e territórios de todo o mundo, e quaisquer que sejam seus antecedentes e crenças, tentarei servir com lealdade, respeito e amor, como tenho feito ao longo da minha vida", continuou.

Charles destaca senso de dever de Elizabeth, mas também exalta figura familiar. Ao falar da mãe, a monarca mais longeva da história do Reino Unido, Charles afirmou que ela fez sacrifícios pela coroa e que manteve seus compromissos em tempos de alegria e luto.

Foi mais do que uma promessa: foi um profundo compromisso pessoal que definiu toda a sua vida. Ela fez sacrifícios pelo dever.

Além do papel de rainha, porém, Charles destacou seu "afeto, senso de humor e a habilidade de sempre ver o melhor nas pessoas". O rei também agradeceu mais de uma vez o apoio da população neste momento,

Presto homenagem à memória de minha mãe e honro sua vida de serviço. Sei que sua morte traz grande tristeza a muitos de vocês e compartilho com todos vocês essa sensação de perda

O rei escolheu encerrar o seu discurso homenageando a mãe e o pai, o príncipe Phillip, falecido em abril de 2021.

A minha querida mamãe, ao iniciar sua última grande jornada para se juntar ao meu querido falecido papai, quero simplesmente dizer o seguinte: obrigado. Obrigado por seu amor e devoção à nossa família e à família das nações que você serviu tão diligentemente por todos esses anos.

Rei Charles 3º chega a Londres após morte de rainha Elizabeth 2ª

William e Harry são mencionados no discurso, bem como rainha consorte Camilla. O discurso também foi utilizado por Charles para, formalmente, apontar as novas responsabilidades dos membros da família real.

Ele declarou que Camilla torna-se agora a rainha consorte, cargo para o qual ela terá "a devoção inabalável ao dever no qual eu vim a confiar tanto", disse o rei.

Já em relação ao seu herdeiro direto ao trono, o príncipe William, Charles apontou-lhe o título que foi seu por cinco décadas — o de Duque da Cornualha

Com Catherine [Kate Middleton] ao seu lado, o nosso novo príncipe e princesa de Gales continuarão, eu sei, a inspirar e a liderar os nossos diálogos nacionais, ajudando a trazer as margens para o centro, onde podemos dar ajuda vital.

Charles não deixou de mencionar o filho mais novo, Harry, que se afastou das funções oficiais da família real junto à esposa, Meghan Markle.

Quero também expressar o meu amor por Harry e Meghan enquanto eles continuam a construir as suas vidas no exterior.

Lealdade à Igreja Anglicana e aos valores britânicos. Como monarca e chefe da Igreja da Inglaterra, também fez parte do discurso de Charles seu aceno à religião.

Charles afirmou que sua fé ensinou-lhe um "sentido de dever com os outros", e também mencionou o respeito às "preciosas tradições, liberdades e responsabilidades da nossa história única e do nosso sistema de governo parlamentar".

Os nossos valores têm permanecido, e devem permanecer, constantes. O papel e os deveres da monarquia também permanecem, assim como a relação e responsabilidade particular do soberano para com a Igreja de Inglaterra - a igreja em que a minha própria fé está profundamente enraizada

Leia a íntegra do primeiro discurso do rei.