Topo

Como e por que a rainha Elizabeth 2ª ficou tanto tempo no poder?

Rainha Elizabeth 2ª ficou por 70 anos na monarquia - Daniel LEAL / POOL / AFP
Rainha Elizabeth 2ª ficou por 70 anos na monarquia Imagem: Daniel LEAL / POOL / AFP

Nicole D'Almeida

Colaboração para o UOL

10/09/2022 04h00

Durante seu reinado, a rainha Elizabeth 2ª bateu o recorde de monarca com o reinado mais longo da história britânica. Ela se tornou rainha aos 25 anos e permaneceu no trono até os 96, reinando por 70 anos. A recordista anterior era a sua tataravó, a rainha Vitória, que reinou por cerca de 64 anos, de 1837 a 1901.

De acordo com o Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido, divulgado pelo Insider, em 2017, apenas 12 milhões de residentes do Reino Unido estavam vivos quando o rei George 6ª estava no trono em 1952, sendo assim, apenas 20% da população do Reino Unido.

Dessa forma, 80% dos residentes do Reino Unido em 2017 não estavam vivos quando Elizabeth assumiu como monarca.

Mas, afinal, por que ela ficou tanto tempo no poder?

Em geral, um monarca só deixa exercer seu poder em caso de abdicação do trono ou morte. Dessa forma, o reinado é vitalício e passa entre membros da família de acordo com a linha de sucessão.

Como a rainha Elizabeth 2ª não abdicou do trono durante seu tempo como monarca, só deixou o posto devido a sua morte.

História

Elizabeth nasceu em 21 de abril de 1926, no distrito de Mayfair, em Londres, e não era herdeira ao trono até que seu tio, o rei Edward 8º, abdicou de seu reinado, em 1936, deixando seu pai como o próximo na linha de sucessão.

Com a morte do rei George 6ª e sendo a filha mais velha, Elizabeth assumiu como rainha em 1952. A coroação oficial foi realizada em 2 junho de 1953 na Abadia de Westminster e se tornou a primeira cerimônia a ser transmitida ao vivo pela TV.

Rainha Elizabeth 2ª

Em 1977, a Rainha comemorou o seu Jubileu de Prata, festividade pelos 25 anos de uma ordenação sacerdotal, consagração religiosa. E, em 2002, comemorou o Jubileu de Ouro ao completar 50 anos de reinado. Em fevereiro deste ano, a rainha celebrou o Jubileu de Platina, que marca os 70 anos de seu reinado.

Elizabeth testemunhou diversos eventos históricos como a queda do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e o fim da União Soviética, os ataques de 11 de setembro e as invenções do smartphone da internet.