ONU pede investigação após migrantes encontrados nus: 'Chocante'
A ONU (Organização das Nações Unidas) pediu na tarde dessa segunda-feira que uma investigação fosse aberta após 92 imigrantes ilegais serem encontrados nus na fronteira da Grécia com a Turquia.
O caso foi registrado na sexta-feira (14), quando o grupo, formado em sua maioria por afegãos e sírios, foi encontrado pela polícia grega perto do rio Evros, que marca a fronteira dos países.
"A Agência da ONU para Refugiados está profundamente aflita com os relatos e imagens chocantes de 92 pessoas encontradas sem roupas na fronteira da Grécia com a Turquia", afirmou o órgão em comunicado divulgado nas redes sociais.
"Somos sempre contra tratamentos cruéis e degradantes. O que vimos foi chocante", afirmou a porta-voz da ONU, Stella Nanou, em entrevista ao jornal The Guardian.
Alguns dos imigrantes apresentavam ferimentos e o caso gerou ruídos e trocas de acusações entre os governos dos dois países.
Uma investigação inicial da polícia grega e de autoridades da agência de fronteiras da União Europeia, Frontex, encontrou evidências de que os imigrantes cruzaram o rio para o território grego em botes de borracha vindos da Turquia.
O ministro da Imigração da Grécia, Notis Mitarachi, disse em um tuíte que o tratamento da Turquia aos imigrantes foi uma "vergonha para a civilização", compartilhando uma foto dos homens sem roupa com os rostos borrados.
Ele afirmou que Atenas espera que Ancara investigue o incidente.
Segundo as autoridades gregas, os homens receberam comida, roupas e primeiros socorros "imediatamente". Até o momento, não há clareza sobre o motivo do grupo estar despido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.