Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-modelo relata terror em voo sob tempestade: 'Dei adeus à minha filha'

Do UOL, em São Paulo

28/10/2022 15h12Atualizada em 29/10/2022 10h01

Passageiros relataram ter vivido momentos de terror no avião da Latam que enfrentou uma tempestade no ar. O voo LA1325n saiu de Santiago, no Chile, e tinha como destino a cidade de Assunção, no Paraguai, e teve que pousar em Foz do Iguaçu (PR), devido às más condições. No entanto, ao chegar na capital paraguaia, o mau tempo persistiu e a aeronave realizou um pouso de emergência. O avião aterrizou com danos na fuselagem, parabrisa e sem um motor, segundo o jornal paraguaio ABC Color.

Entre os passageiros, estava a ex-modelo Pabla Thome. Em entrevista ao diário, ela disse que enfrentou crises de pânico durante e após o ocorrido. "Viajei com a minha filha. Me contive todo o que eu pude e fiz tudo o que eu poderia para acalmá-la e para que não sentisse o que se passou", disse ela.

"O som era forte, minha filha começava a gritar, meu cinto de segurança se soltou e aos gritos eu pedia para que alguém me ajudasse a colocá-lo de volta. Um homem veio me ajudar e minha filha se agarrou a ele. Então, comecei a vomitar."

Pabla diz que estava acompanhada apenas da filha no avião. "Eu a abraçava, dizia que a amava", relatou ela. À rádio Monumental AM 1080, ela ainda acrescentou que chegou a se despedir da própria filha.

Já estava dizendo adeus à minha filha, dizendo a ela que a amava, a adorava e que sempre estaríamos juntas.

O terror só acabou quando o avião finalmente aterrizou. "As comissárias de bordo começaram a gritar em inglês e depois [o avião] começou a baixar a velocidade. Só aí conseguimos respirar. Todos os passageiros que estavam ali saíram correndo."

Nas redes sociais, passageiros compartilharam cenas vividas de dentro da aeronave.

Outro passageiro, identificado como Guillermo Gómez, mostrou as janelas do avião em meio à tormenta.

"Quase caímos tentando pousar no meio de uma tempestade brutal, desviaram o voo para Foz, e depois nos colocaram de volta na mesma tempestade para chegar a qualquer custo. É criminoso como eles brincam com a vida das pessoas", escreveu ele.

A Latam informou que o avião teve que fazer um desvio para o Brasil por volta das 18h43 (horário local) e o pouso em Assunção só foi possível às 23h09, devido às más condições meteorológicas. Não houve feridos entre os passageiros e a tripulação, "que foram imediatamente atendidos pelas equipes de solo quando chegaram ao Paraguai", informou a empresa, em nota enviada ao UOL.

"As condições climáticas do voo causaram danos na fuselagem da aeronave e impactaram as operações. Para a linha aérea, qualquer evento relacionado à segurança de voo é considerado grave.
Seguindo os regulamentos aeronáuticos, a LATAM Airlines Paraguai está colaborando com a investigação das autoridades competentes sobre o incidente", diz comunicado.

Carlos Santaruz, da Direção de Meterologia do Paraguai, informou ao ABC Color que os ventos registrados durante a tempestade chegaram a 110 km/h no momento em que a aeronave teve a primeira tentativa de aterrizagem.

O presidente da Dinac (Direção Nacional de Aeronautica Civil, em tradução livre), Felix Kanazawa, informou que o acidente está sob investigação, com cooperação das autoridades da aeronautica do Chile. "A investigação tem que ser 100% transparente. Vidas estavam em jogo".

A Latam ainda lamentou o ocorrido e informou que está em contato com os clientes do voo para prestar o apoio necessário.