Topo

Esse conteúdo é antigo

Rei Charles nomeia primeira mulher para ser embaixadora no Brasil

Stephanie Al-Qaq será a primeira mulher a ocupar o cargo - GOVERNO BRITÂNICO
Stephanie Al-Qaq será a primeira mulher a ocupar o cargo Imagem: GOVERNO BRITÂNICO

Do UOL, em São Paulo

04/11/2022 14h28

O Rei Charles 3º escolheu Stephanie Al-Qaq para, a partir deste mês, ser a embaixadora do Reino Unido no Brasil. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo e substitui Peter Wilson, que já havia retornado a Londres em fevereiro para ser chefe de gabinete do Primeiro-Ministro. Agora, ele assume o cargo de Ministro das Relações Exteriores, Desenvolvimento e da Comunidade.

A embaixadora já tem relação antiga com o Brasil, isso porque dois de seus três filhos nasceram aqui, quando ela era conselheira Política na Embaixada Britânica em Brasília, entre os anos de 2007 e 2012.

Stephanie Al-Qaq terá como missão fortalecer a ligação entre os países durante a transição política que acontece tanto no Brasil, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quanto no Reino Unido, com mudanças administrativas que decorrem da saída de Liz Truss para dar lugar a Rishi Sunak, além da morte da Rainha Elizabeth 2ª.

As prioridades serão o crescimento econômico, o desenvolvimento verde a cooperação em ciência e tecnologia, além de desafios globais impostos e que foram reforçados com a pandemia de covid-19, como a desigualdade social e a insegurança alimentar.

"Estou muito animada para embarcar de volta ao Brasil. Eu tenho muito carinho por este país e quero ampliar a parceria bilateral que tanto beneficia os nossos povos", disse a agora embaixadora.

Quem é Stephanie Al-Qaq?

Stephanie Al-Qaq é graduada em Política Internacional e Francês pela Universidade de Birmingham e tem mestrado em Relações Internacionais pela Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres. Ela é casada com o cientista político Kareem Richard Al-Qaq e tem três filhos, dois dos quais são brasileiros de nascença.

Stephanie trabalha para o governo britânico desde 2002, em cargos como diretora do Departamento do Oriente Médio e norte da África, vice-chefe da missão diplomática britânica nos Emirados Árabes Unidos, ministra-conselheira no México e Conselheira Política no Brasil.

Ela já foi secretária adjunta para o Oriente Médio, Contra-Terrorismo e Assuntos Consulares, foi responsável pela área de Combate a Narcóticos dentro do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido e no início de 2022 se tornou Enviada do Reino Unido para o Irã.

Stephanie Al-Qaq trabalhou também na Reuters, na Anistia Internacional, na Human Rights Watch e na Câmara dos Comuns.