Topo

Esse conteúdo é antigo

Promotoria pede prisão perpétua a jovem que matou 4 em escola americana

Ethan Crumbley tinha 15 anos quando matou quatro estudantes a tiros  - Clarence Tabb Jr./Detroit News
Ethan Crumbley tinha 15 anos quando matou quatro estudantes a tiros Imagem: Clarence Tabb Jr./Detroit News

Do UOL, em São Paulo

15/11/2022 17h05Atualizada em 15/11/2022 23h44

O Ministério Público de Michigan, nos Estados Unidos, informou que vai pedir prisão perpétua sem chance de liberdade condicional a um garoto de 16 anos que matou quatro colegas em uma escola do estado. Ele já confessou culpa pelos crimes de assassinato e terrorismo.

A promotoria divulgou sua intenção na segunda-feira (14), três semanas depois que Ethan Crumbley, 16, reconheceu sua culpa no crime cometido na Oxford High School em novembro do ano passado.

Crumbley declarou-se culpado de todas as 24 acusações, informou reportagem da agência de notícia AP (Associeted Press). O julgamento está programado para começar em fevereiro.

"Uma sentença de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional é apropriada neste caso", afirmou o promotor assistente do condado de Oakland, Marc Keast.

Apesar do pedido, uma lei estadual permite que penas de prisão para adolescentes incluam a possibilidade de liberdade condicional após uma sentença mínima de 25 anos.

A advogada do adolescente, Paulette Michel Loftin, disse que ficou desapontada com o pedido de prisão perpétua.

A audiência "dará ao tribunal, assim como ao público, uma boa visão interna da difícil vida doméstica de Crumbley e dos desafios que ele estava enfrentando", disse ela à AP.

Crime aos 15 anos

O garoto tinha apenas 15 anos na época em que cometeu o crime na Oxford High School, cerca de 50 quilômetros ao norte de Detroit, cidade de Michigan. Na ocasião, quatro alunos foram mortos e outros seis estudantes e um professor ficaram feridos.

Seus pais, James e Jennifer Crumbley, estão presos sob a acusação de homicídio involuntário.

Quando se declarou culpado, o rapaz disse que seu pai comprou a arma para ele com o próprio dinheiro do adolescente poucos dias antes do crime, e negou que a pistola estivesse trancada em um local seguro dentro de casa.

O crime. O adolescente levou a pistola Sig Sauer 9mm e 50 cartuchos de munição para a escola em sua mochila. Ainda naquele dia, um professor descobriu um desenho feito pelo garoto em que se via uma arma apontando para as palavras: "Os pensamentos não param. Ajude-me." Outra imagem de uma bala trazia a mensagem: "Sangue por toda parte".

Comunicados, os pais do garoto se recusaram a levar o filho para casa. Mais tarde, Crumbley foi ao banheiro da escola, sacou a arma e começou a atirar.

Os pais pediram acesso aos laudos sobre o estado mental do filho porque acreditam que as informações ali contidas podem ajudá-los em sua defesa.

"Os Crumbleys sustentam que não tinham nenhuma razão para acreditar que o atirador tinha problemas de saúde mental que exigiriam tratamento", disseram os advogados de defesa na segunda-feira. "Eles admitem que seu filho estava triste com a perda de seu cachorro, sua avó e um amigo que havia se mudado recentemente."

Errata: este conteúdo foi atualizado
Lansing, não Detroit, é a capital do estado de Michigan. A informação foi corrigida