Topo

Papa enterrando papa? O que se sabe sobre os ritos após a morte de Bento 16

O papa Francisco e o papa emérito Bento 16, em imagem de 2017 - Getty Images
O papa Francisco e o papa emérito Bento 16, em imagem de 2017 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/12/2022 09h50

O corpo do papa emérito Bento 16, morto neste sábado, será velado na Basílica de São Pedro a partir de segunda-feira (2), para receber o último adeus dos fiéis, anunciou o Vaticano.

O funeral será na quarta-feira (5), presidido pelo papa Francisco, na Praça de São Pedro, às 9h30 no horário local — 5h30 no horário de Brasília.

"As manchetes vão dizer: 'um papa está enterrando outro. Não é verdade. Para deixar claro: Bento 16 é o papa anterior".
Christopher Bellitto, professor de história na Kean University, em entrevista para a agência de notícias AP

No caso da morte de um papa em exercício, o funeral é presidido pelo reitor do Colégio dos Cardeais. Em seguida, ocorre o conclave para eleger um novo pontífice.

Acompanhe a trajetória do papa Bento 16

Não há regras definidas para ritos fúnebres de papa emérito

Os rituais realizados após a morte de um papa no cargo são conhecidos. Mas não há definição sobre os procedimentos que devem ser seguidos no caso de um papa emérito, como Bento 16.

Ao renunciar ao papado em 2013, Bento 16 levou a igreja a elaborar todo o papel do papa emérito, inclusive agora na sua morte.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que todos os rituais realizados pela morte de Bento 16 "serão marcados por simplicidade, assim como ele [o papa emérito] viveu sua vida".

Porém, como Bento 16 foi chefe de Estado — do Vaticano— e da Igreja Católica, é esperado que delegações oficiais de diversos países compareçam às cerimônias fúnebres. Por isso também o funeral só ocorre alguns dias após a morte, dando tempo para os preparativos.

Também em entrevista para a AP, o historiador italiano Alberto Melloni, especialista em Igreja Católica, disse que não espera a realização do ritual de nove dias de funeral antes do sepultamento, como ocorreu com papas que morreram enquanto ocupavam o posto.

É o chamado "novemdiales". O Vaticano ainda não forneceu informações oficiais a este respeito.

Bento 16 recebeu o sacramento "unção dos enfermos" — também conhecido por "extrema unção" — na última quarta-feira (28), após uma missa.