Topo

Esse conteúdo é antigo

Autoridades lamentam morte do papa emérito Bento 16; veja a repercussão

Joseph Ratzinger, o papa emérito Bento 16, morreu aos 95 anos, no Vaticano - Max Rossi/Reuters/abr.2005
Joseph Ratzinger, o papa emérito Bento 16, morreu aos 95 anos, no Vaticano Imagem: Max Rossi/Reuters/abr.2005

Do UOL, em São Paulo

31/12/2022 08h17Atualizada em 31/12/2022 12h06

Elas publicaram mensagens nas redes sociais após o Vaticano anunciar a morte do pontífice emérito, aos 95 anos. O alemão Bento 16 faleceu em um antigo convento dentro dos jardins do Vaticano, onde vivia desde 2013, longe dos holofotes.

Segundo nota do Vaticano, Bento 16 morreu às 9h34 (5h34 no horário de Brasília). O velório está marcado para 5 de janeiro e será presidido pelo papa Francisco, seu sucessor.

Veja a repercussão:

Olaf Scholz, chanceler da Alemanha

"Como um Papa alemão, Bento 16, para muitos, não apenas neste país, um líder especial da igreja. O mundo perde uma figura formadora da Igreja Católica, uma personalidade polêmica e um teólogo inteligente. Meus pensamentos estão com o Papa Francisco."

Emmanuel Macron, presidente da França

"O meu pensamento dirige-se aos católicos da França e do mundo inteiro, enlutados pela partida de Sua Santidade Bento 16, que trabalhou com alma e inteligência por um mundo mais fraterno."

Acompanhe a trajetória do papa Bento 16

Sergio Matarella, presidente da Itália

"Bento 16, figura inesquecível para o povo italiano."

Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália

"Bento 16 foi um gigante da fé e da razão. Pôs a sua vida ao serviço da Igreja universal e falou, e continuará a falar, aos corações e às mentes dos homens com a profundidade espiritual, cultural e intelectual do seu Magistério."

Jair Bolsonaro, presidente

Lula, presidente eleito

Dom Odilo Scherer, cardeal e arcebispo metropolitano de São Paulo

Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido

"Estou triste ao saber da morte do Papa Emérito Bento 16. Ele foi um grande teólogo cuja visita ao Reino Unido em 2010 foi um momento histórico para católicos e não católicos em todo o nosso país. Meus pensamentos estão com os católicos no Reino Unido e em todo o mundo hoje."

Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu

"'Não tenha medo do mundo, nem do futuro, nem de sua fraqueza.' Triste ao saber do falecimento de Sua Santidade o Papa Emérito Bento 16. A Europa está de luto por ele. Que ele descanse em paz."

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

"A morte do Papa Bento 16 me entristece. Minhas condolências vão para todos os católicos. Ele havia dado um sinal forte com sua renúncia. Ele se viu primeiro como um servo de Deus e de sua Igreja. Uma vez que sua força física diminuiu, ele continuou a servir por meio do poder de suas orações."

Justin Welby, arcebispo de Canterbury, chefe espiritual da Igreja anglicana

"O papa Bento 16 foi um dos maiores teólogos do seu tempo, apegado à fé da Igreja e fiel à sua defesa. Em tudo, e especialmente em seus escritos e pregações, olhava para Jesus Cristo, imagem do Deus invisível. Cristo era, claramente, a raiz de seu pensamento e o fundamento de sua oração."

Cirilo, patriarca da Igreja Ortodoxa Russa

"A autoridade incontestável de Bento 16 como eminente teólogo permitiu-lhe contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da cooperação intercristã, para o testemunho de Cristo ante um mundo secularizado e para a defesa dos valores morais tradicionais."

Vladimir Putin, presidente da Rússia

"Bento 16 foi uma eminente figura religiosa e estatal e um defensor convicto dos valores cristãos tradicionais."

* Com AFP e Ansa