Jacinda Ardern diz que vai renunciar ao cargo de premiê da Nova Zelândia
Jacinda Ardern anunciou hoje que deixará o cargo em 7 de fevereiro e não buscará reeleição. A primeira-ministra da Nova Zelândia deu um discurso emocionado e alegou que irá se afastar por cansaço.
Eu sei o que esse trabalho exige. E sei que não tenho mais o combustível necessário para fazê-lo da melhor forma.
Jacinda Ardern
"Perto do final do ano, pensei que realmente precisava me dar o verão para realmente considerar se tenho ou não o que é preciso para continuar. Depois que percebi que não, sabia que infelizmente não havia muita alternativa além de entregar [o cargo] agora", acrescentou.
A decisão foi minha. Liderar um país é o trabalho mais privilegiado que alguém poderia ter, mas também o mais desafiador. Você não pode e não deve fazer isso a menos que tenha um 'tanque cheio', e mais um pouco de reserva para aqueles desafios inesperados.
Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden
Ela explicou ainda que espera que um novo primeiro-ministro seja empossado até o dia 7 de fevereiro, embora "dependendo do processo que possa ser mais cedo".
A eleição geral será realizada em outubro.
Jacinda foi um exemplo mundial pela forma como controlou a pandemia da covid-19 em seu país.
Durante grande parte do surto, a Nova Zelândia aplicou uma política rígida de contenção, com o fechamento de fronteiras e fortes restrições diante, o que permitiu manter o vírus sob controle. Vinte e seis pessoas morreram vítimas da doença no país de cinco milhões de habitantes no primeiro ano da pandemia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.