Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Médico voluntário na guerra da Ucrânia morre após ataque russo

Pete Reed, médico americano morto em ataque russo na cidade de Bakhmut  - Reprodução/Global Outreach Doctors
Pete Reed, médico americano morto em ataque russo na cidade de Bakhmut Imagem: Reprodução/Global Outreach Doctors

Do UOL, em São Paulo

04/02/2023 11h08Atualizada em 04/02/2023 11h39

O norte-americano Pete Reed morreu após seu veículo ser atingido por um míssil russo durante operação de retirada de civis da cidade de Bakhmut, na Ucrânia, em 2 de fevereiro. Outras cinco pessoas ficaram feridas no ataque, segundo o site Kyiv Independent.

Reed chegou na Ucrânia em janeiro de 2023 para ser diretor do braço ucraniano da ONG Global Outreach Doctors (GoDocs).

A morte de Pete ressalta a devastação que a guerra causou em civis inocentes e destaca a importância da ajuda humanitária e médica para as comunidades afetadas.
Trecho de comunicado da Global Outreach Doctors

Nas últimas semanas, as cidades vizinhas Bakhmut e Soledar se tornaram foco da ofensiva na Ucrânia com bombardeios frequentes e ataques terrestres articulados por tropas russas e mercenários do grupo Wagner.

Ex-fuzileiro naval dos EUA e trabalhos voluntários

Segundo o jornal The Guardian, Pete Reed nasceu em Bordentown, Nova Jersey, e foi fuzileiro do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

  • Reed serviu duas vezes em Helmand, Afeganistão, e depois trabalhou como instrutor de esqui em Wyoming
  • Em 2012, ele se se voluntariou na ONG de resposta a desastres Team Rubicon após o furacão Sandy atingir Nova Jersey, seu estado natal
  • No final de 2015, durante o auge da "guerra ao terror" global contra o Estado Islâmico, Reed iniciou operações de treinamento médico no norte do Iraque
  • Durante seu tempo como médico no Iraque, Reed tratou mais de 10 mil pacientes, incluindo idosos e crianças
  • Reed acabou cofundando e atuou como presidente da Global Response Management, uma ONG médica internacional liderada por veteranos que oferece atendimento de emergência em várias zonas de conflito, como Iêmen e Síria

"Pete realizou mais em seus 33 anos do que a maioria de nós em toda a nossa vida. Ele deixa um legado incrível", afirmou a ONG GoDocs em homenagem publicada em seu site.

O The Guardian diz que pelo menos sete norte-americanos, incluindo combatentes voluntários, morreram na Ucrânia desde que a Rússia lançou sua ofensiva em 24 de fevereiro de 2022.