Topo

Esse conteúdo é antigo

Pescador captura rara lagosta azul e comemora: 'Uma chance em duas milhões'

A rara lagosta azul foi encontrada nas águas da Irlanda do Norte - Reprodução
A rara lagosta azul foi encontrada nas águas da Irlanda do Norte Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Maceió

09/02/2023 12h18Atualizada em 10/02/2023 10h38

Uma lagosta de cor azulada deixou um pescador radiante ao ser capturada na Irlanda do Norte. O crustáceo surgiu na rede de pesca de Stuart Brown, que trabalha em Belfast Lough.

A chance de encontrar uma lagosta assim é de uma em dois milhões. Esse tipo de bicho costuma ter cores mais vermelhas ou castanhas, mas também tem versões raras alaranjadas.

O tom azul é causado por uma mutação genética, que causa excesso de produção de crustocianina, proteína que altera a coloração do crustáceo.

Comoção dos pescadores

Brown classificou a experiência "como a captura da minha vida". "Pesquisei no Google para ver o quão raro era pescar uma lagosta azul, e descobri que é uma chance em dois milhões", afirmou ele, à Press Association.

Eu nunca tinha visto uma lagosta azul. Outros pescadores mais velhos e experientes que também disseram que nunca viram algo parecido. Foi realmente uma surpresa para todos nós. Stuart Brown

Devolvida ao mar

A lagosta não virou refeição. Estupefato com o que fisgou, Brown contou que fez questão de fotografar o bicho, mas o devolveu ao mar.

A explicação é que o crustáceo não estava completamente desenvolvido. "Espero que se alguém capturá-la novamente, devolva ao mar", concluiu.