Topo

Esse conteúdo é antigo

Senador nigeriano é condenado por tentar comprar rim para usar na filha

Da direita para esquerda: Ike Ekweremadu, 60; Beatrice Ekweremadu, 56 e o Dr. Obinna Obeta, 50. - Polícia Metropolitana de Londres
Da direita para esquerda: Ike Ekweremadu, 60; Beatrice Ekweremadu, 56 e o Dr. Obinna Obeta, 50. Imagem: Polícia Metropolitana de Londres

Do UOL, em São Paulo

23/03/2023 20h16Atualizada em 23/03/2023 20h16

Ike Ekweremadu, ex-presidente do Senado nigeriano, foi preso por tráfico internacional de órgãos, junto a sua esposa, Beatrice, e o médico Obinna Obeta.

O que aconteceu

  • O trio teria facilitado a ida de um homem a Londres para fazer o transplante de seu rim a Sonia Ekweremadu, filha do ex-senador, que possui uma disfunção renal. Caso fosse realizado o transplante, ele seria recompensado em dinheiro.
  • Teriam sido oferecidos 80 mil libras (cerca de R$ 520 mil reais) a médicos de um hospital em Londres para que a cirurgia ocorresse. O pretexto mentiroso era que o homem era primo de Sonia, e doaria o órgão por vontade própria. A cirurgia não foi aceita e o suposto doador denunciou a história à justiça inglesa.
  • Ekweremadu e Obeta dizem ser vítimas de um golpe, e que o órgão seria doado por altruísmo. Ambos negam as acusações, enquanto Beatrice diz que não sabia de nada. Sonia, a quem estaria endereçado o rim, foi considerada inocente.
Segundo o The Guardian, o homem que foi levado a Londres tem 21 anos e é vendedor de rua em Lagos, capital da Nigéria. Sua identidade não foi revelada.

Mensagens de WhatsApp entre Obeta e Ekweremadu mostram que o médico teria cobrado 4,5 mihões de nairas (cerca de 50.000 reais) do político pela participação no processo.

O promotor do caso, Hugh Davies, afirmou que "o que Ekweremadu concordou em fazer foi exploração, foi crime. Ele não agiu em defesa de sua filha. Suas necessidades médicas não podem ser realizadas às custas de exploração de alguém em situação de pobreza."

O juiz do caso dará o veredito sobre as penas no dia 5 de maio.