Topo

Atirador mata seis, incluindo 3 crianças, e é morto em escola no Tennessee

Do UOL, em São Paulo

27/03/2023 13h49Atualizada em 28/03/2023 19h52

Um atirador abriu fogo em uma escola infantil em Nashville, capital do estado americano do Tennessee, na manhã de hoje.

O que aconteceu?

  • No total, com o atirador, 7 pessoas morreram no ataque --incluindo três crianças e três funcionários da escola.
  • O autor do ataque foi identificado como Audrey Hale, de 28 anos, e era um ex-estudante da escola. Ele foi primeiramente identificado como uma jovem mulher, mas era um homem trans, segundo o chefe da polícia do Tennessee.
  • Ele foi morto pela polícia dentro da escola enquanto tentava acessar outras salas de aula.
  • O atirador tinha pelo menos dois rifles de assalto e uma pistola e invadiu o local pela entrada lateral, afirmou Don Aaron, porta-voz da polícia de Nashville.
  • O colégio tem crianças da pré-escola até o 6º ano --ou seja, até 12 anos, em média. De acordo com o site, a Covenant School é uma escola privada, ligado à Igreja Presbiteriana Covenant.

Casa Branca cobra o Congresso

  • A Casa Branca criticou parlamentares Republicanos por dificultarem a aprovação de uma lei contra armas que, segundo a porta-voz Karine Jean-Pierre, fecharia "brechas no sistema de verificação de antecedentes criminais" ou permitira "o armazenamento seguro de armas".
  • "Quantas crianças mais terão que ser assassinadas antes que os republicanos no Congresso se levantem e ajam para aprovar a proibição de armas de assalto?", disse Karine Jean-Pierre em um discurso forte.

"Nashville se junta à lista temida", diz prefeito

O prefeito de Nashville, John Cooper, escreveu no Twitter que a cidade integra agora "temida e longa lista de comunidades que experienciaram um tiroteio em massa em uma escola".

O governador do Tennessee, Bill Lee, afirmou que acompanha a situação "de perto" e disse estar "rezando" pela escola.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado inicialmente pela polícia do Tennessee, o atirador foi identificado como um homem trans, e não como uma mulher. O texto já foi corrigido.