Topo

Esse conteúdo é antigo

Casa Branca não vai pagar por verificação no Twitter, diz site

Política do Twitter sobre verificação muda amanhã - greenwish_/Pexels
Política do Twitter sobre verificação muda amanhã Imagem: greenwish_/Pexels

Do UOL, em São Paulo

31/03/2023 18h13Atualizada em 31/03/2023 18h18

A Casa Branca disse hoje que não pagará para ter contas oficiais verificadas no Twitter. A política da rede social mudará amanhã.

O que aconteceu:

O site Axios recebeu um comunicado da sede do governo dos Estados Unidos confirmando a informação.

"É o nosso entendimento que o Twitter Blue não proverá uma verificação a nível pessoal. Por isso, ter um selo azul agora servirá apenas para mostrar que a conta é de um usuário que paga [para ser verificado]", disse a Casa Branca.

Além disso, o governo norte-americano não irá reembolsar funcionários que paguem para ser verificados.

Os trabalhadores podem bancar com seu próprio dinheiro para ter suas contas pessoais verificadas.

A partir de amanhã, os selos de verificação serão removidos das contas e poderão ser adquiridos apenas após um pagamento. A determinação é do novo dono da rede social, Elon Musk.

Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram essenciais na comunicação de políticos. Nos Estados Unidos, o ex-presidente Donald Trump iniciou a tendência de fazer grandes anúncios pelo Twitter, o que foi mantido por seu sucessor, Joe Biden.

No Brasil, o mesmo aconteceu com Jair Bolsonaro e Lula. Além do presidente, ministérios, ministros e outros órgãos institucionais possuem perfis próprios e selo de verificação.

Para que serve o selo?

A marca de verificação foi pensada para conferir autenticidade para contas de celebridades, artistas, jornalistas, políticos e pessoas notórias.

O selo azul também confere maior engajamento aos usuários.