Topo

Esse conteúdo é antigo

Inglesa volta a falar após perder 90% da língua devido a câncer grave

Gemma Weeks teve grande parte da língua removida por causa de câncer - Divulgação/Gemma Weeks
Gemma Weeks teve grande parte da língua removida por causa de câncer Imagem: Divulgação/Gemma Weeks

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/04/2023 13h40

Uma mulher que teve a maior parte de sua língua removida por causa de um câncer agressivo surpreendeu os médicos recentemente ao aprender a falar novamente.

O que aconteceu?

Gemma Weeks, 37, teve problemas no funcionamento da língua por seis anos depois que uma pequena mancha branca apareceu.

Um pequeno buraco se formou no órgão, provocando fortes dores. Ao ser encaminhada a um especialista, ela foi informada que tratava-se de câncer de boca e pescoço em estágio quatro.

Em razão da gravidade do caso, Gemma foi levada às pressas para uma cirurgia

Ela foi informada que 90% da língua seria removida e que ela nunca mais conseguiria falar.

No entanto, ela desafiou os médicos quando conseguiu dizer "olá" ao marido e à filha quando eles foram visitá-la alguns dias após a cirurgia, contou ao jornal Mirror.

Fiquei apavorada com a ideia de nunca mais poder falar e também de nunca mais poder comer e beber com a boca, mas no final era um pequeno preço a pagar para estar viva. Prefiro ver minha filha crescer e não perder todos os seus momentos especiais". Gemma Weeks

Ainda sem acreditar no milagre, Gemma detalhou o momento em que conseguiu se comunicar com a família após a cirurgia. "Inicialmente, após a operação, eu não conseguia falar nada e os médicos achavam que continuaria assim".

"A primeira palavra que disse foi 'olá' quando meu noivo e minha filha foram me visitar alguns dias depois. Não parecia nada comigo, mas era um progresso, no qual venho trabalhando desde então, e agora as pessoas podem realmente me entender".

Médicos fizeram reconstrução de língua com enxertos

Os cirurgiões removeram 90% da língua de Gemma em 6 de março deste ano, no Addenbrooke's Hospital em Cambridge, no Reino Unido. Eles adicionaram ao órgão enxertos de pele retirados de seu braço para ajudar na reconstrução.

Devido ao avanço do câncer, os médicos também removeram todas as glândulas do pescoço de Gemma.

Os cirurgiões foram brilhantes, eles fizeram milagres em mim, reconstruindo o lado esquerdo da minha boca e minha língua com enxertos do meu braço. Eles usaram uma veia, um nervo e muita carne do meu braço esquerdo. Posso falar normalmente agora, mas tenho dificuldade com muitas palavras, especialmente se tiverem 'c' ou 's' e não soar como antes. Minha nova língua está conectada ao lado esquerdo da minha boca, então é extremamente difícil."

A inglesa agora enfrenta seis semanas de radioterapia e quimioterapia a partir deste mês, mas tem contado com o apoio de sua família e amigos.