Topo

Esse conteúdo é antigo

Beluga misteriosa: Suposta 'baleia espiã' da Rússia é vista na Suécia

Baleia "beluga", que apareceu em 2019 na Noruega, é apontada como um animal de espionagem da Rússia - alazor/Getty Images/iStockphoto
Baleia "beluga", que apareceu em 2019 na Noruega, é apontada como um animal de espionagem da Rússia Imagem: alazor/Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL, em Salvador

29/05/2023 21h19Atualizada em 29/05/2023 22h26

Uma baleia "beluga", que apareceu em 2019 na Noruega, apontada como um animal de espionagem da Rússia, foi vista novamente ontem (28) na costa da Suécia.

O que aconteceu:

A baleia passou mais de três anos se movendo lentamente pela metade superior da costa norueguesa, antes de acelerar repentinamente nos últimos meses em direção à Suécia, segundo o jornal inglês The Guardian.

O biólogo marinho Sebastian Strand, da OneWhale, disse que os hormônios podem ter motivado a busca por uma parceira ou a tentativa de socializar. Estima-se que o animal tenha entre 13 e 14 anos.

As belugas são uma espécie muito social - pode ser que ele esteja procurando por outras baleias belugas.
Sebastian Strand, biólogo marinho

Baleia espiã?

A baleia virou notícia mundial após ser vista em 2019 na Noruega usando uma coleira com a identificação: "equipamento de São Petersburgo [cidade da Rússia]".

Os noruegueses apelidaram a baleia de Hvaldimir, um trocadilho com a tradução de baleia em noruguês, "hval", e uma referência à suposta espionagem russa.

À época, pescadores afirmaram que encontraram a baleia após serem perseguidos pelo animal. Os pescadores também disseram que a baleia parecia trazer algo que poderia ser uma câmera ou uma arma.