Topo

Esse conteúdo é antigo

'Som estrondoso e muitos mortos': o que dizem vítimas de acidente na Índia

Do UOL, em São Paulo

03/06/2023 09h33Atualizada em 03/06/2023 13h11

Sobreviventes de um trem de passageiros que colidiu com um trem de carga em Odisha, na Índia, relataram o que viram antes do acidente, que matou ao menos 288 pessoas e deixou mais de 850 feridos. Familiares também buscam informações do paradeiro dos que estavam a bordo.

O que dizem os sobreviventes e familiares das vítimas

Sobrevivente relatou "som estrondoso". Mukesh Pandit relatou à BBC que sentiu um leve solavanco e o trem descarrilou. Na sequência, houve um som estrondoso e o trem capotou.

Fiquei preso e fui resgatado depois de meia hora pela população local. Todos os nossos pertences estavam espalhados do lado de fora. Eu não consegui encontrar nada disso. Saí e sentei no chão. Quatro passageiros que viajavam da minha aldeia sobreviveram, mas muitas pessoas estão feridas ou ainda desaparecidas. Muitas pessoas morreram no vagão em que eu viajava. Aqueles que ficaram gravemente feridos foram levados para o hospital."

Moradores da região ajudaram no resgate. Girija Shankar Rath contou à emissora britânica ter ouvido um som alto e visto fumaça logo após o acidente. Ele estava perto dos trilhos e correu até o local para ajudar no resgate dos passageiros.

Conseguimos tirar alguns dos sobreviventes e alguns corpos também. Havia tantos feridos que não sabíamos como retirá-los. Ficou um pouco mais fácil depois que os socorristas chegaram. Este trabalho durou quase toda a noite. Eu ainda estou atordoado.

'Minha mãe e minha avó estavam no trem'. Uma pessoa identificada pela BBC apenas como Suryaveer contou que a mãe e a avó estavam no trem — as duas iam para a cidade para comprar remédios. Ele encontrou a avó com vida horas depois do acidente, mas a mãe morreu no acidente.

Minha mãe estava desaparecida. Nós a procuramos em todos os lugares, mas não a encontramos. Eu não sabia o que fazer, então encaminhei uma foto da minha mãe para todos os meus amigos e conhecidos. Também compartilhei o número dela e descrevi a cor do vestido que ela usava quando a vi pela última vez. Esta manhã eu tive notícias de um dos meus amigos. Eles me enviaram uma foto do corpo — era minha mãe. Ela estava usando o mesmo vestido. Tudo o que quero agora é poder levar o corpo dela de volta para casa em segurança para que possamos colocá-la para descansar. Mas há tanto caos aqui — não há trens e as estradas estão todas congestionadas. Espero que uma ambulância nos leve para casa em breve."

Colisão de trens em Balasore, no estado de Odisha, na Índia - Reuters - Reuters
Colisão de trens em Balasore, no estado de Odisha, na Índia
Imagem: Reuters

'Me ajude a encontrar meu filho'. Rabindra Shau, procurava o filho, Govinda, que embarcou no trem em Shalimar, segundo o jornal The Guardian.

Por favor, me ajude a encontrar meu filho. Pelo menos me ajude [a achar] o cadáver dele".

Em busca do irmão e do sobrinho. Sheikh Zakir Hussain tentava encontrar o irmão mais velho, Abdul Sheikh, seu sobrinho, de 22 anos, e três vizinhos. Eles estavam no trem a caminho do trabalho, conforme o jornal.

Desde que ouvi a notícia do acidente, liguei para meu irmão e meu sobrinho, mas seus telefones estavam desligados. Cheguei de manhã e desde então tenho ido de um hospital para outro, mas não há vestígios deles. Eu até fui ao local e vi montes de corpos caídos ali. Vi os rostos de mais de 100 pessoas mortas, mas não consegui encontrar meu irmão, sobrinho ou meus vizinhos."

O que se sabe sobre o acidente

3.jun.2023 - Feridos em acidente de trem na Índia no corredor de hospital em Balasore - Reuters/Stringer - Reuters/Stringer
3.jun.2023 - Feridos em acidente de trem na Índia no corredor de hospital em Balasore
Imagem: Reuters/Stringer

Testemunhas e autoridades locais contaram aos meios de comunicação que o trem de passageiros Coromandel Express e um trem de carga colidiram perto de Balasore, a cerca de 200 quilômetros da capital do estado, Bhubaneswar.

Vagões viraram completamente após o choque, ocorrido durante a noite (horário local), e os socorristas buscavam sobreviventes presos nos destroços retorcidos, enquanto dezenas de corpos estavam dispostos sob lençóis brancos ao lado dos trilhos.

Sudhanshu Sarangi, diretor-geral dos Serviços de Incêndio de Odisha, afirmou que o número de mortos era de 288. "Os trabalhos de resgate ainda estão em andamento", disse à AFP do local do acidente, acrescentando que havia "muitos feridos graves".

De acordo com Amitabh Sharma, diretor da Indian Railways, dois trens de passageiros estiveram "ativamente envolvidos no acidente". Um terceiro trem, um comboio de carga, estava estacionado no local onde ocorreu a tragédia, disse à AFP, sem dar mais detalhes.

Diante do elevado número de atingidos, os feridos estavam sendo transportados tanto em ambulâncias, quanto em ônibus para qualquer hospital que tivesse espaço disponível. "Preparamos todos os grandes hospitais públicos e privados para atender os feridos", destacou SK Panda, porta-voz das autoridades do estado de Odisha.

* Com informações da RFI