Explosão de barragem na Ucrânia revela restos mortais de soldados nazistas
A explosão da barragem de Nova Kakhovka, em Kherson, na Ucrânia, revelou a existência de restos mortais de soldados nazistas da Segunda Guerra Mundial.
O que aconteceu
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram crânios encontrados por moradores de Kherson após a explosão da barragem, que causou inundações na região.
Com a repercussão dos registros, historiadores levantaram a teoria de que as ossadas sejam de vítimas de um confronto ocorrido nas imediações usina Zaporizhzhia em 1943.
Na ocasião, conhecida como a Batalha de Dnipro, o Exército Vermelho (União Soviética) derrotou as forças nazistas que marchavam pela localidade em um conflito que envolveu milhares de pessoas.
A hipótese leva em conta o fato de um dos crânios acompanhar um capacete com um símbolo nazista.
Enquanto soldados do Exército Vermelho foram enterrados, os corpos de combatentes alemães foram abandonados nos campos de batalha, segundo Oleksii Kokot, especialista em relíquias militares alemãs na Ucrânia.
Muitos cadáveres deixados em pântanos foram submersos com a construção da barragem de Nova Kakhovka, em 1956 e, devido aos fortes impactos da explosão, foram redescobertos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.