Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra indígenas encontrando crianças perdidas na selva da Colômbia

Do UOL, em São Paulo

12/06/2023 11h07Atualizada em 12/06/2023 11h19

O Exército da Colômbia divulgou imagens gravadas pelos indígenas que encontraram os quatro irmãos perdidos havia 40 dias na selva. Eles foram resgatados na última sexta-feira (9) após as buscas terem comovido todo o país.

O que mostram as imagens?

"Com a emoção e a alegria de encontrar essa família, tenho poucas palavras", diz o homem que grava o vídeo. Ele aponta a câmera na direção das crianças, que são amparadas por outros integrantes do grupo de busca.

Um dos indígenas nina a criança menor, de apenas 1 ano, e murmura uma canção para ela.

"Eles só queriam comer": Em entrevista ao jornal colombiano El Espectador, o indígena Henry Guerrero, de Araracuara, contou que chegou logo depois da primeira equipe encontrar as crianças. Ele afirmou que a única vontade delas era comer "arroz com leite e pão", mas que todos estavam lúcidos.

A irmã mais velha, que cuidou dos caçulas, carregava uma lanterna, garrafas de refrigerante, um toldo e dois celulares, que eram utilizados para "distração" das crianças ao longo dos dias, relatou Guerrero.

Entenda o caso

As crianças estavam em um avião que caiu na Amazônia no dia 1º de maio. A mãe, o piloto e uma liderança indígena morreram no acidente.

Os irmãos que sobreviveram têm 13, 9, 4 e 1 ano de idade.

A operação de busca e resgate envolveu mais de 100 militares. Durante os trabalhos, um abrigo feito com galhos foi encontrado por um cachorro. Também foram achadas pequenas pegadas na mata, frutas mordidas e objetos usados pelas crianças.

Lesly Mucutuy, de 13 anos, a mais velha dos quatro irmãos tem uma natureza "guerreira", disse sua avó, Fátima Valencia, em entrevista à agência de notícias AFP. A habilidade da garota manteve os irmãos mais novos salvos durante 40 dias na floresta, disse a avó.

O cachorro Wilson, que ajudou nas buscas, está desaparecido. O animal participou das buscas até a última quarta-feira (7), quando foi solto para um dos pontos da mata e não voltou mais.

As autoridades acreditam que o cachorro encontrou as crianças primeiro, já que visualizaram a pegada do animal e de uma criança na mesma área. Agora, as buscas continuam, com o objetivo de achar o animal.