Topo

Conteúdo publicado há
10 meses

'Jamais se abandona um companheiro': Colômbia segue buscas pelo cão Wilson

Cachorro Wilson desapareceu durante buscas das quatro crianças colombianas - Reprodução/Redes sociais
Cachorro Wilson desapareceu durante buscas das quatro crianças colombianas Imagem: Reprodução/Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

10/06/2023 15h59Atualizada em 10/06/2023 17h16

As Forças Militares da Colômbia informaram que a Operação Esperança, que tinha o objetivo de encontrar as quatro crianças desaparecidas desde 1º de maio, não será encerrada enquanto o cachorro Wilson não for localizado.

O que aconteceu

"Jamais se abandona um companheiro no campo de combate", escreveu o Exército nas redes sociais. Wilson foi uma peça importante para ajudar na busca das crianças, que foram encontradas ontem à noite após 40 dias desaparecidas na selva, depois de um acidente aéreo..

Segundo informações da imprensa local, cerca de 30 homens estão trabalhando nas buscas do cachorro. Wilson tem experiência de mais de um ano com episódios como esse, mas poderia estar se sentindo intimidado com a presença de outros animais na selva, como jacaré onças, etc.

O cachorro não teria chip de rastreamento. Wilson tem seis anos e é da raça pastor belga.

Há indícios na região de que o Wilson esteja vivo.

Autoridades colombianas acreditam que o cachorro encontrou as crianças primeiro, já que visualizaram a pegada do animal e de uma criança na mesma área. Isso criou a expectativa de que Wilson fosse encontrado com o quarteto — o que não aconteceu.

A Operação Esperança continua na busca do nosso cachorro Wilson, que na ânsia de encontrar as crianças se afastou das tropas e está perdido."
Forças Militares da Colômbia

Crianças foram encontradas 40 dias após acidente

Elas se perderam depois que o avião em que viajavam com a mãe caiu na Amazônia. A mãe, o piloto e uma liderança indígena morreram no acidente.

A operação de busca e resgate envolveu mais de 100 militares. Durante a operação, um abrigo feito com galhos na selva foi encontrado pelos agentes.

O Exército informou que as crianças se alimentaram das frutas e de kits de sobrevivências encontrados na selva. Na sexta-feira (9), elas receberam atendimento médico e uma primeira avaliação apontou desidratação e algumas picadas de mosquitos.