Flor que exala cheiro de 'peixe podre' por 48 horas atrai multidão nos EUA
A floração de duas Amorphophallus titanum, também conhecidas como flores-cadáver, atraiu centenas de visitantes às cidades de São Diego e São Francisco, na Califórnia.
O que aconteceu?
A última vez que a espécie do Jardim Botânico de São Diego floresceu foi em 2021. Já a do Conservatório de Flores de São Francisco, batizada como Scarlet, não aparecia desde 2019.
A espécie exótica exala um cheiro fétido comparado a de "peixe podre" ao desabrochar e leva anos para aparecer somente por 48h. Após desabrochar, a flor-cadáver costuma florescer novamente entre 4 e 5 anos, o que atrai curiosos para acompanhar a raridade.
A espécie está ameaçada de extinção e, atualmente, restam cerca de mil exemplares na natureza. Seu habitat natural, nas florestas tropicais de Sumatra, na Indonésia, sofre com a extração de madeira e atividade agrícola.
O que é a flor-cadáver?
A espécie é conhecida por seu mau cheiro e altura impressionante, que pode chegar até 2,5m. Segundo o Jardim Botânico de San Diego, o odor exalado nas primeiras 48 horas de floração pode ser comparado a "queijo, alho, pés fedorentos, fraldas ou peixe podre".
O cheiro ruim exalado é um mecanismo evolutivo para atrair insetos polinizadores inusitados, como moscas e besouros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.