Muito lento e fortemente blindado: como é trem que Jong-un foi até a Rússia

Kim Jong-un chegou à Rússia para uma reunião com o presidente Vladimir Putin usando um trem blindado. A visita do líder norte-coreano acontece em meio a especulações sobre um acordo armamentista entre os países.

Kim não viaja para o exterior com frequência e, assim como o pai — Kim Jong Il, que alegadamente tinha medo de voar — e o avô — Kim Il Sung, o fundador da Coreia do Norte — ele tem usado trem quando necessário. Mas não é qualquer trem.

Como é o trem de Kim?

O veículo é "fortemente blindado e excepcionalmente lento", diz o The Washington Post. Segundo o site norte-americano, fotografias dos meios de comunicação estatais, relatos de outros viajantes e relatórios de agências de inteligência são as principais fontes sobre o tema e apontam para o luxo do meio de transporte.

O trem tem uma velocidade máxima de apenas 60 km/h, de acordo com o The New York Times, por conta do peso do veículo — resultado da blindagem extra.

Apelidado de "fortaleza móvel", o trem tem janelas à prova de balas e paredes e pisos reforçados para proteção contra explosivos, segundo a Al Jazeera.

O trem teria 90 vagões, diz uma reportagem de 2009 do jornal sul-coreano Chosun Ilbo, que também cita relatórios de inteligência.

É verde-escuro, conforme já mostrou a mídia estatal norte-coreana em algumas imagens.

Tem quartos e uma sala de reuniões equipada com iluminação nas paredes, painéis de madeira escura e poltronas de couro rosa avermelhado, apurou o The Guardian.

Conta também com conexões telefônicas via satélite e televisões de tela plana, segundo a CNN.

Continua após a publicidade

"Era possível pedir qualquer prato da culinária russa, chinesa, coreana, japonesa e francesa", escreveu Konstantin Pulikovsky, um oficial russo que viajou no trem com o pai de Kim em 2001. Em seu livro "Orient Express" ("Expresso do Oriente", na tradução livre), ele relatou alguns dos pratos oferecidos: lagosta fresca, churrasco de porco e caixas de vinho francês.

Segurança e equipes de apoio

Além da blindagem, o trem também está equipado com armas de ataque e um helicóptero para fuga em caso de emergência, de acordo com a Al Jazeera.

Geralmente, agentes de segurança são enviados às estações para conferir o risco de ameaças potenciais, segundo o Chosun Ilbo. Além disso, a energia costuma ser desligada nas estações para evitar que outros trens se movam enquanto o trem do líder norte-coreano estiver no local.

O trem conta ainda com um grupo de apoio logístico: outros dois trens — um à frente para garantir a segurança e outro atrás para transportar mais pessoal de apoio e suprimentos adicionais —, aviões de transporte da força aérea Il-76 e helicópteros Mi-17, informou o jornal sul-coreano em 2009.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.