Brasil faz apelo para cessar-fogo entre Israel e Hamas
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o quadro de violência entre Hamas e Israel deve ser "imediatamente interrompido" para evitar a escalada de um confronto ainda maior.
O que aconteceu?
O embaixador participava de um encontro sobre mobilidade sustentável em Jacarta, na Indonésia, onde se reuniu com a ministra do país, Retno Marsudi.
Ele lembrou que o Brasil presidiu ontem uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU sobre o conflito.
Mauro Vieira também falou em "redobrar esforços multilaterais para conter a espiral de violência".
A atual dinâmica entre Israel e Palestina é insustentável, e uma solução é necessária para essa situação, com Israel e Palestina convivendo em paz e segurança e com fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
Conflito está no terceiro dia
O conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas entrou no terceiro dia, com Israel reunindo mais de 100 mil soldados de reserva perto da Faixa de Gaza, território palestino de onde partiu o ataque de sábado (7), e determinando um "cerco completo" no local, com corte da eletricidade, de combustíveis e alimentos.
No início desta segunda-feira, Israel afirmou ter retomado "o controle total" das localidades atacadas no sul pelo Hamas. A declaração foi dada pelo exército israelense em uma declaração à imprensa.
O último balanço divulgado por Israel é de mais de 700 mortos no país. A informação é do jornal israelense The Times of Israel e da Reuters. Relatos não confirmados estimam que os mortos são mais de 800. Na Faixa de Gaza, autoridades locais falam em ao menos 413 civis mortos, incluindo 20 crianças. Segundo os porta-vozes dos dois lados, esses números ainda devem subir.
*Com informações da Ansa
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.