Terceiro avião da FAB com resgatados da guerra em Israel chega ao Brasil
Mais um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que buscou brasileiros em Israel, após o recomeço da guerra com o Hamas, pousou às 6h08 de hoje na Base Aérea do Recife.
O que aconteceu
Neste terceiro voo embarcaram 69 pessoas. A aeronave pousou às 6h08 de hoje na Base Aérea do Recife. Já são quase 500 brasileiros repatriados.
O governo do Brasil está montando uma lista de brasileiros que estão em Israel. Foram 2.723 cadastrados até o momento. Mas o secretário de África e de Oriente Médio, embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, ressaltou que existem casos de registros duplos e até triplos, o que complica esse detalhamento.
Um trabalho de verificação está em curso para definir a quantidade exata de brasileiros que estão em Israel e que desejam ser resgatados. A maioria deles é de pessoas que viajavam a turismo. Nem todas os nomes da lista montada pelo Itamaraty têm interesse em deixar Israel.
Estão planejados voos até o final de semana para repatriar brasileiros. A prioridade são pessoas que moram no Brasil e não têm passagem comprada. Aqueles que têm tíquetes aéreos ou condição de adquiri-los estão orientados a usar companhias comerciais.
De acordo com o Itamaraty, existem 14 mil brasileiros residentes em Israel. Os dados oficiais indicam 6.000 brasileiros vivendo na Palestina.
Brasileiros na Faixa de Gaza
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou nesta quinta-feira (12) ter identificados ao menos 20 brasileiros, "em sua maioria mulheres e crianças", interessados em ser retirados da Faixa de Gaza. Alguns deles estão numa escola, onde receberam alimentos, colchões e roupas de cama.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv solicitou formalmente ao governo de Israel que não bombardeie a escola.
O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, cidade palestina na Cisjordânia, disse que contratou veículos para levar os brasileiros até a fronteira com o Egito. O transporte será feito "tão logo seja possível a passagem por Rafa", informou o Itamaraty.
O Ministério disse ainda que negocia com autoridades egípcias para que a entrada dos brasileiros e de seus familiares vindos de Gaza seja permitida.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.