Bate-boca e baixa participação: como foi 1º turno das eleições na Argentina

Sergio Tomas Massa e Javier Gerardo Milei vão disputar o segundo turno das eleições na Argentina em 19 de novembro. Massa liderou a apuração desde a divulgação da primeira parcial, por volta das 21h20 de domingo (22).

Apuração

Massa, peronista e atual ministro da Economia, tinha 36,68% dos votos por volta das 04h20, quando 98,51% das urnas haviam sido abertas. Milei, ultraliberal, alcançava 29,98% do total.

O resultado surpreende porque Milei liderava a maior parte das pesquisas de intenção de voto. Com quase 100% das urnas apuradas, foi confirmado que haveria segundo turno.

A votação presidencial começou às 8h de domingo. No sistema argentino, os eleitores depositam cédulas de papel com seu voto em urnas espalhadas por todo o país.

Os argentinos votaram para escolher presidente e vice-presidente, além de deputados de todo país, senadores de oito províncias e parlamentares do Mercosul.

Participação de 74%

De acordo com a Câmara Nacional Eleitoral, a participação chegava aos 74% na hora do fechamento. O índice subiu para 77,65% durante a apuração — pois havia gente na fila às 18h.

O dado mostra maior presença da população nas urnas, quando comparado as primárias argentinas, realizadas em agosto, que tiveram participação de 69%, segundo o jornal argentino La Nación.

No entanto, é considerado o valor mais baixo para eleição presidencial desde 1983, segundo informou o Clarín.

Continua após a publicidade

Ameaça de bomba

O Clarín também noticiou uma ameaça de bomba na Casa Rosada, por volta das 17h30 deste domingo. Segundo a publicação, uma pessoa ligou para a polícia e prometeu acionar um explosivo no edifício no encerramento das eleições gerais.

A Polícia Federal e o esquadrão antibombas estiveram no local para inspeção, mas não encontraram artefatos explosivos.

Bate-boca em votação

Durante o dia, uma multidão acompanhou a votação de Milei.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, houve empurra-empurra, bate-boca entre apoiador e jornalista, além de cantos de torcida e "Parabéns para você", em homenagem ao aniversário de Milei, que completava 53 anos no domingo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes