Esse conteúdo é antigo

Suspeito de matar ao menos 18 pessoas nos EUA é encontrado morto

O suspeito de matar ao menos 18 pessoas em ataque a tiros nos Estados Unidos foi encontrado morto nesta sexta-feira (27). A informação foi confirmada pela governadora do Maine, Janet Mills, em coletiva de imprensa.

O que aconteceu:

Robert R. Card, 40, foi encontrado com um ferimento na cabeça, às 20h45 (horário de Brasília), segundo Michael Sauschuck, chefe de segurança pública do Maine.

A suspeita é de que ele tenha cometido suicídio. O corpo do atirador foi localizado em Lisbon Falls, região que fica a cerca de 16 quilômetros de Lewiston, onde ocorreu o tiroteio.

A polícia não informou quando o suspeito teria morrido. Mais detalhes das circunstâncias de como o suspeito foi localizado serão revelados em uma nova coletiva de imprensa, agendada para o sábado, às 11h (horário de Brasília).

Janet Mills afirmou estar aliviada com o fato de que o atirador não vai machucar mais ninguém. "A Polícia do Estado do Maine localizou o corpo de Robert Card. Ele está morto."

Bilhete foi encontrado

Mais cedo, a polícia local divulgou que encontrou um bilhete que pode ter sido escrito pelo suspeito.

As buscas estavam sendo realizadas nas proximidades do rio onde o carro dele foi localizado. O secretário de segurança do estado, Mike Sauschuck, disse que ainda não pode compartilhar o conteúdo da nota.

O telefone dele também teria sido encontrado, segundo a CNN.

Continua após a publicidade

A força-tarefa para localizá-lo foi realizada em terra, pelo ar e na água, com drones e mergulhadores. Durante as buscas, a polícia pediu para que as pessoas se protegessem em casa. Hoje, o comissário de segurança pública do Maine, Mike Sauschick, destacou que o comércio da região poderia reabrir.

A senadora Susan Collins, republicana do Maine, disse à mídia local que o presidente dos EUA, Joe Biden, ligou para ela e confirmou a morte do suspeito.

O caso

Homem branco de 40 anos abriu fogo em uma pista de boliche e em um restaurante, na última quarta-feira (25). Ao menos 18 pessoas morreram e 13 ficaram feridas, no ataque a tiros mais mortal dos EUA desde maio de 2022.

Sete pessoas morreram na pista de boliche "Just-In-Time Recreation" e oito no restaurante "Schemengees Bar & Grille", a cerca de seis quilômetros de distância. Outros três morreram no hospital.

A vítima mais jovem tinha 14 anos. Ele morreu com o pai. As autoridades divulgaram uma lista completa dos mortos, que incluem um casal de cerca de 70 anos.

Continua após a publicidade

O atirador foi identificado como Robert Card, reservista do Exército norte-americano e instrutor de tiro. Ele tem histórico de transtorno mental e passou duas semanas em uma instituição psiquiátrica neste ano, segundo informações da Reuters.

A polícia supõe que o atirador tenha dirigido até Lisbon, cidade vizinha, onde abandonou o veículo e tomou um barco para continuar a fuga.

A família de Robert Card disse que chegou a mandar mensagens para ele se entregar à polícia. A cunhada do atirador disse que ele era uma pessoa "amável'. "Eu conheço o Rob toda a minha vida. Ele é quieto, mas muito amável, dedicado e a pessoa mais gentil que eu conheço", afirmou Katie Card, em entrevista ao site The Daily Beast.

O irmão do suspeito, Ryan Card, disse à CNN Internacional que a família "ajudou a aplicação da lei de todas as maneiras possíveis" e que pediu para ele se entregar.

A cidade do ataque tem menos de 40 mil habitantes.

Procure ajuda

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

Continua após a publicidade

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil

Deixe seu comentário

Só para assinantes