Brasileiro diz ter sido avisado que grupo deixará Gaza nesta quarta-feira

Os 34 brasileiros que aguardam evacuação na Faixa de Gaza podem estar na lista de pessoas autorizadas a deixar a região por meio da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, nesta quarta-feira (8).

O que aconteceu

O comerciante Hasan Rabee, 30, afirmou ter sido avisado sobre a liberação para o grupo entrar no Egito nesta quarta-feira. Ele está em Khan Younis na expectativa de deixar para trás a guerra entre Israel e Hamas que dura mais de um mês.

"Acabei de receber [a] notícia que [há uma] grande chance [de] a gente viajar amanhã. Reza para gente", escreveu Rabee em seu perfil na rede social nesta terça-feira (7).

Rabee disse ao UOL que ele e a família não dormem à espera da divulgação das listas com as nacionalidades autorizadas a deixarem Gaza. "A gente nem dorme porque as listas são publicadas por volta das 1h ou 2h".

Ele desabafa que a espera para voltar a São Paulo, cidade em que vivia com a família, "parece um filme de terror". "A gente está louco, acordamos todos os dias com a expectativa de sair daqui. Estou louco para voltar para casa."

A espera provoca angústia em toda a família, segundo Rabee. "Cada dia que passa é um sofrimento. Estamos prontos, só temos uma roupa para trocar, os armários estão vazios. Se me falam para ir para a fronteira já estou pronto."

Hasan Rabee saiu de São Paulo para visitar a mãe na Faixa de Gaza no final de setembro e não conseguiu mais sair de lá. Com a intensificação dos bombardeios, ele, a esposa e suas duas filhas vivem agora com outros 18 familiares que vieram do Norte de Gaza e se acomodaram na casa da mãe dele, em Khan Yunis, no Sul da região.

O grupo de brasileiros em Gaza é composto por 34 pessoas. Dessas, 24 são brasileiros, sete são palestinos com RNM (Registro Nacional Migratório) e três palestinos. Do total, 18 são crianças, 10 são mulheres e seis são homens.

Continua após a publicidade

Os brasileiros e seus familiares estão abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate está de prontidão e prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza - com equipes e ônibus, medicamentos e alimentação - até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira os aguarda.

Após 5 listas, brasileiros devem sair de Gaza

O líder do governo no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que o grupo de 34 brasileiros que está retido na Faixa de Gaza deve deixar o território palestino quarta-feira (8). Eles serão trazidos por um avião presidencial que está no Cairo.

Wagner afirmou que foram feitas várias negociações para liberar os brasileiros e que recebeu a notícia da liberação do grupo mais cedo. Ele estava na sessão de votação da reforma tributária, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes