Lula diz que Brasil não vai deixar 'ninguém para trás' em Gaza

O presidente Lula afirmou que o governo vai fazer todo esforço ao alcance da diplomacia para trazer os brasileiros e seus familiares que ainda estão na Faixa de Gaza, região que sofre com uma incursão militar de Israel.

O que aconteceu

Lula recebeu um grupo com 32 pessoas vindas da Faixa de Gaza na base aérea de Brasília ontem e assumiu o compromisso de trazer os que queiram retornar ao Brasil.

Enquanto tiver lista e a possibilidade da gente tirar uma pessoa, mesmo que seja uma só pessoa na Faixa de Gaza, a gente vai estar à disposição para mandar buscar as pessoas. Nós não vamos deixar nenhum brasileiro ficar lá [...] Hoje é um dia de alegria para o Brasil. Recebemos os 32 repatriados da Faixa de Gaza, entre crianças e adultos brasileiros e seus parentes palestinos. Não descansaremos até que todos que quiserem retornar estejam em solo brasileiro e o conflito chegue ao fim
Lula

Ele também criticou o Hamas e Israel pela guerra que iniciou no dia 7 de outubro e matou mais de 11 mil pessoas.

Aos 78 anos, eu já vi muita brutalidade e violência. Mas eu nunca vi uma violência tão desumana contra inocentes. O Hamas cometeu ato de terrorismo, mas a resposta de Israel também é letal contra crianças e mulheres inocentes. Destruição de tudo que foi construído com muita luta, como escolas, hospitais. O governo brasileiro vai continuar lutando pela paz, cobrando dos outros presidentes um comportamento humanista, pelo cessar-fogo
Lula

Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o Estado de Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças não estão em guerra; ao não levar em conta que as mulheres não estão em guerra; ao não levar em conta que eles não estão matando soldados, estão matando junto crianças
Lula

O presidente acusou Israel de "matar pessoas inocentes sem qualquer critério" na Faixa de Gaza. Para Lula, "jogar bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto de que o terrorista está lá, não tem explicação".

Primeiro vamos salvar crianças, mulheres, aí depois faz a briga com quem quiser fazer [...] Não estão matando soldados, estão matando junto crianças. São mais de 5.000 crianças [mortas] e mais de 1.500 crianças desaparecidas que certamente estão no meio dos escombros
Lula

Continua após a publicidade

Não é a primeira vez que Lula critica Israel e o Hamas. O petista já tinha feito críticas ao "terrorismo" do grupo extremista Hamas e a reação "insana" de Israel pelo conflito em Gaza.

Enquanto esteve na presidência do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tentou aprovar uma resolução para pausa humanitária no conflito, mas derrotado após o veto dos Estados Unidos.

Brasileiros chegam de Gaza

Um grupo de 32 pessoas desembarcou ontem à noite na base aérea de Brasília em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira). A aeronave, cedida pela Presidência da República, decolou do Cairo, no Egito, com 22 brasileiros e dez palestinos —parentes dos brasileiros trazidos no voo. Os passageiros são 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

Duas crianças com quadro de desnutrição foram atendidas ainda na pista de pouso, em uma ambulância, e foram encaminhadas a um hospital local na sequência.

Em Brasília, os resgatados ficarão hospedados por dois dias no hotel da FAB, com alimentação, cuidados médicos e psicológicos e acesso a serviços de regularização da documentação.

Continua após a publicidade

Após esse período, parte dos brasileiros que têm família no país seguirão para os seus destinos. O outro grupo será levado, em avião da FAB, para Guarulhos (SP) e encaminhado para um abrigo no interior de São Paulo.

Das 32 pessoas, 24 vão para São Paulo, 12 ficarão no abrigo no interior do estado paulista, uma vai para Novo Hamburgo (RS), duas para Florianópolis (SC), uma para Cuiabá (MT) e quatro ficam em Brasília.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.