Esse conteúdo é antigo

Tremor de magnitude 6,7 chacoalha shopping e evacua aeroporto nas Filipinas

Um terremoto de 6,7 graus, segundo o USGS, o serviço de monitoramento sísmico dos EUA, atingiu hoje as Filipinas.

O que se sabe:

O epicentro se deu na costa da região de Mindanao, estremecendo shopping centers, edifícios comerciais e provocando a evacuação de um aeroporto.

O terremoto foi a 30 quilômetros de Sarangani, Davao Ocidental, registrado na manhã de hoje (16h20 no horário local), segundo o Phivolcs (Instituto de Vulcanologia Sismologia das Filipinas, que registrou um ápice de 7,2 pontos na escala sísmica.

Ele durou apenas alguns segundos, segundo testemunhas. Vídeos publicados nas redes sociais mostram cenas de destruição, com pessoas presas no interior de um shopping center enquanto as estruturas tremem, com partes do teto caindo.

O economista Michael Ricafort estava prestes a embarcar no avião para Manila quando ocorreu o terremoto. Ele escreveu em um post nas redes sociais que os passageiros de um aeroporto na cidade de General Santos tiveram que ser evacuados para a pista, segundo apurou a SFGate.

O locutor de rádio Leny Aranego disse que o forte terremoto rachou as paredes e derrubou computadores das mesas em um prédio comercial.

"Acho que foi o terremoto mais forte que já experimentei", disse Keeshia Leyran, 27 anos, à agência de notícias AFP na cidade de Davao, a cerca de 190 quilômetros do epicentro. "As pessoas ao meu redor estavam em pânico e correndo para sair".

Segundo as autoridades filipinas, nenhuma vítima imediata foi relatada, mas os moradores locais foram alertados para estarem atentos a possíveis danos e tremores secundários, segundo apurou o jornal PhillStar.

O tremor de terra começou a uma profundidade de 10 quilômetros no fundo do mar, disse o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências. Os terremotos superficiais têm maior probabilidade de causar danos na superfície. O risco de tsunami está descartado, informou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

Continua após a publicidade

Mindanao é a segunda maior ilha das Filipinas e abriga cerca de 26 milhões de pessoas. Por estar situado no "Anel de Fogo do Pacífico", o país é vulnerável a frequentes terremotos e erupções vulcânicas. Existem cerca de 300 vulcões no país, dos quais 24 continuam ativos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.