Macri fala em 'futuro espetacular'; Cristina Kirchner fica em silêncio
O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri elogiou a vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais argentinas neste domingo (19). "Um futuro espetacular nos espera", disse. Já a vice-presidente Cristina Kirchner, apoiadora do candidato derrotado, Sergio Massa, não se pronunciou até às 23h.
O que aconteceu
Macri disse que "não há dúvidas de que hoje começa uma época", o que "dá esperança". A fala foi feita no X (antigo Twitter).
Macri é um economista de tendência liberal que foi presidente da Argentina entre 2015 e 2019. Foi derrotado nas eleições de 2019, quando se candidatou à reeleição, por Alberto Fernández, o presidente atual, que tem Cristina Kirchner como vice.
La mayoría de los argentinos hoy se expresó de forma contundente eligiendo el cambio y rechazando la continuidad. Felicito a Javier Milei por representar con valentía la voluntad de avanzar y prosperar que vive en el corazón de los argentinos. Él supo escuchar la voz de los?
-- Mauricio Macri (@mauriciomacri) November 20, 2023
No discurso de vitória deste domingo, Milei agradeceu a Macri e disse que sua vitória era devedora do apoio do ex-presidente à sua candidatura no segundo turno das eleições deste ano.
No X, Macri disse que "o novo governo Milei precisará de apoio, confiança e paciência de todos".
O que acontecer a partir de agora dependerá de sua gestão e da convicção que nós, argentinos, mantemos de não ceder perante a luta que significará mudar de verdade. Um futuro espetacular de crescimento, trabalho, estudo e liberdade nos espera Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina.
Macri também criticou o governo atual, de Alberto Fernández, que tinha o candidato derrotado Sergio Massa como ministro da Economia.
"Não podemos aceitar em silêncio que o culpado [pelo desastre econômico] se despida como salvador", disse o ex-presidente.
Ao votar, Cristina falou em 'esperança'
Mais cedo, ao votar no segundo turno das eleições, a ex-presidente e atual vice-presidente da Argentina lembrou as primeiras eleições no país após a ditadura.
Há 40 anos votei em Río Gallegos pela recuperação da Democracia. Hoje fiz de novo com a mesma esperança.
Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina
Cristina também afirmou que "ninguém pode dar conselhos ao futuro presidente". A atual vice têm hoje uma relação estremecida com o presidente Alberto Fernández.
Deixe seu comentário