Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: Brasil não ir à posse de Milei seria algo muito bolsonarista

É cedo para dizer que Lula não vai à posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, mas a ausência seria uma atitude "muito bolsonarista", afirmou o colunista Leonardo Sakamoto, ao UOL News na noite desta segunda-feira (20).

É um pouco cedo para dizer que o Lula não vai [à posse]. [...] Mas seria bom que Lula fosse. Não é porque Bolsonaro vai ou não vai, ele é irrelevante. Mas é porque a Argentina é simplesmente um dos nossos maiores parceiros globais, nosso vizinho. Não ir à uma posse é uma coisa muito bolsonarista. Não é uma coisa da histórica diplomacia brasileira, que sempre foi 'posso discordar, mas é meu vizinho, tenho que ter uma boa relação' Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Sakamoto disse que é preciso separar o Milei candidato do Milei eleito.

Agora o Milei não é mais candidato, a partir do dia 10 de dezembro o Milei é o representante do Poder Executivo na Argentina, que é um dos nossos maiores parceiros. Podia ser o diabo sentado naquela cadeira, podia ser Deus, não importa. O que importa é que o Lula vai ter que ter uma relação [diplomática].

Nada melhor do que a relação começar com o pé direito de prestigiar a posse da pessoa. Você não precisa abraçar, beijar, comer um alfajor, [...] basta o Lula vai ter uma relação diplomática com Milei. O que se espera agora é que os democratas sentem-se à mesa e deixem o período de campanha e afins de lado, para encontrarem uma solução pelo bem comum.

Milei ultrapassou os limites durante a campanha, sim, chamou Lula de ladrão. Só que, naquele momento, era candidato, agora é o momento dele assumindo o poder da Argentina.

Se, como presidente, vier a tomar alguma ação de constrangimento ao Brasil, aí são outros 500. O Lula não precisa estender a mão para quem fecha a mão. Caso contrário, é um bom momento para reconstruir relações.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Continua após a publicidade