Conteúdo publicado há 11 meses

Milei será muito mais moderado do que soou na campanha, diz Rubens Barbosa

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, adotará um tom mais moderado no governo do que o exibido na campanha. A projeção é do ex-embaixador Rubens Barbosa, entrevistado no UOL News da manhã desta segunda (20).

Milei tem um problema político e econômico interno muito complicado. Ele está prometendo reformas drásticas. Como ele vai resolver isso e se vai ter sucesso, é outra história. Na parte internacional, na minha percepção, Milei será muito mais moderado do que tem dito. Do ponto de vista do interesse da Argentina, não há por que romper com Mercosul, Brasil, China. Isso não existe. Ele precisará de divisas para ampliar suas reservas. Rubens Barbosa, ex-embaixador.

O que Milei já disse. Durante a campanha eleitoral, Milei afirmou que deseja dolarizar a economia argentina, planeja fechar o Banco Central e acenou com a possibilidade de retirar o país do Mercosul. Para Barbosa, "uma coisa é a campanha, outra é a prática" e os interesses comerciais devem prevalecer.

Lula mandou mensagem adequada; Pimenta, não, avalia embaixador. Barbosa considerou "adequada" a mensagem divulgada por Lula após a confirmação da eleição de Milei. O ex-embaixador, porém, condenou a fala do ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) Paulo Pimenta - ele disse que, se fosse Lula, só conversaria com Milei depois que o argentino "se desculpasse pelas ofensas".

Lula respondeu adequadamente. Fez uma manifestação sem citar Milei, mas falou que o Brasil gostaria de continuar suas relações com a Argentina. Ele está correto. Há muita gente falando sobre política externa quando deveria ficar dentro de sua competência. Vamos esperar os acontecimentos antes de vários ministros se pronunciarem sobre política externa. Isso deve ser tratado pelo Itamaraty. Rubens Barbosa, ex-embaixador

Auxiliares de Lula acham que Milei não conclui gestão e temem vice 'tirana'

O colunista Tales Faria apurou que os auxiliares de Lula avaliam que Javier Milei não chegará ao fim de seu mandato. Dentro deste panorama, o entorno do petista se mostra temeroso com a possibilidade de a vice Victoria Villarruel assumir o cargo por seu viés autoritário.

Os auxiliares do Lula acham que Milei não conclui o governo e temem por sua vice. A ordem no Palácio do Planalto é evitar declarações polêmicas sobre a eleição de Milei, daí a nota de Lula parabenizando os argentinos pelo resultado, embora sem citar o nome do vencedor. Mas, nas conversas reservadas, poucos auxiliares do presidente acreditam que Milei concluirá seu mandato. Outro grande problema visto pelos petistas do governo é o risco de ele ser sucedido no cargo por uma 'tirana'. Tales Faria, colunista do UOL

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Veja a íntegra do programa:

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes