Israel diz que 40 crianças são reféns em Gaza, entre elas uma de 10 meses
Israel diz que 40 crianças são mantidas reféns na Faixa de Gaza pelo grupo extremista Hamas.
O que aconteceu
Entre os sequestrados está um bebê de 10 meses. Em publicação no X (o antigo Twitter), as Forças de Defesa de Israel disseram que as crianças "perderam sua inocência". "Vamos fazer de tudo para trazê-las para casa."
Hamas diz que acordo de trégua está "próximo". O chefe do grupo disse à Reuters que está perto de um acordo de trégua com Israel, mesmo com a continuação dos ataques em Gaza.
O chefe do grupo não forneceu mais detalhes, mas um representante do Hamas disse à TV Al Jazeera que as negociações estavam centradas na duração da trégua. Segundo ele, o foco agora também estaria nos arranjos para a entrega de ajuda em Gaza e na troca de reféns israelenses mantidos por prisioneiros.
O Qatar, um dos principais mediadores, afirmou que a soltura dos reféns ocorreria em troca de uma trégua no território palestino, onde o Exército de Israel continua sua ofensiva contra o Hamas.
Netanyahu afirmou que negociações estão "avançando". O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse, porém, que ainda não seria "útil" falar sobre a situação das tratativas com o Hamas. Segundo Israel, cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, morreram no ataque do Hamas e outras 240 foram capturadas.
Uma reunião de governo feita projetou que o acordo deve ser validado pelo Comitê de Guerra. A expectativa, segundo o jornal Times Of Israel, é que Netanyahu consiga 19 votos dos 39 integrantes da coalizão criada após os ataques do Hamas. Os partidos contrários são Religious Zionism e Otzma Yehudit, ambos da extrema-direita, mas somente a oposição deles não é o suficiente para afetar a maioria.
Joe Biden afirmou que o acordo está "muito perto" de acontecer. "Estamos agora muito perto, muito perto. Muito em breve poderemos devolver alguns dos reféns às suas casas. Mas não quero entrar em detalhes, porque nada é feito até que seja feito", disse Biden hoje na Casa Branca. "As coisas parecem boas neste momento", acrescentou.
* Com informações da Reuters e AFP
Deixe seu comentário