Como se pronuncia Guiana? Veja essa e mais 5 curiosidades sobre o país

Os venezuelanos aprovaram com 96% dos votos, neste domingo (3), as cinco questões elaboradas pelo governo garantindo apoio a Nicolás Maduro para anexar a região de Essequibo, que fica na Guiana, ao território da Venezuela.

O que sabemos sobre o país vizinho?

Primeiro precisamos entender que a Guiana já deu nome a três países diferentes. Guiana Holandesa, atual Suriname, Guiana Inglesa, que se tornou só Guiana depois da independência, e a Guiana Francesa, que ainda é considerada território da França.

Como se fala Guiana?

Segundo o professor Pasquale Cipro Neto, em explicação na rádio CBN, o jeito certo de se falar é "Gu-ia-na", embora, em Portugal, eles falem "Gui-a-na". Logo, quem nasce no país, é "gu-ia-nês e gu-ia-nen-se".

Para quem quiser ouvir exatamente como se pronuncia basta procurar músicas como "América do Amor", da Daniela Mercury, ou "Legados de Dom João Sexto", na voz de Martinho da Vila.

Quem descobriu?

De acordo com o Portal Contemporâneo da América Latina e Caribe, da USP, Guiana teve sua exploração por parte dos espanhóis e depois passou a ser ocupada pelos holandeses.

Apenas por volta de 1815, os ingleses se tornaram colonizadores da região, após Reino Unido e Holanda assinarem a Convenção de Londres.

Continua após a publicidade

Antes do domínio inglês, apesar de não despertar muito interesse dos europeus, existia uma lenda que em seu interior existia o "El Dorado", ou seja, uma cidade feita de ouro.

Sua independência só aconteceu em 1966. O país passou a ser um "peso" no orçamento inglês e, assim, integrou a Commonwealth, organização composta por ex-colônias britânicas e que se tornaram independentes.

Apesar da independência, Guiana ainda tem algumas ligações com a Inglaterra, como o idioma. Ela é o único país da América do Sul que fala inglês.

País diversificado

De acordo com a USP, a Guiana é considerada um dos países com as mais diferentes origens em sua população. Boa parte dela, inclusive, é composta por imigrantes da Índia, fato raro na América do Sul. Ainda há descendentes de africanos, chineses e europeus na região.

Preconceito oficializado

A Guiana é o único país sul-americano que condena a homossexualidade. A legislação prevê prisão para os condenados. O cross-dressing (prática em que uma pessoa se veste com roupas associadas ao gênero oposto) foi liberado apenas em 2018.

Continua após a publicidade

Fronteira

A ligação terrestre entre Brasil e Guiana acontece no estado de Roraima. Os brasileiros, inclusive, reforçaram a segurança na fronteira devido à tensão no local com a Venezuela.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes