Conteúdo publicado há 10 meses

Autoridades latino-americanas lamentam morte de Sebástian Piñera

Políticos latino-americanos lamentaram a morte do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, vítima de um acidente de helicóptero, aos 74 anos.

O que aconteceu

O presidente Lula se disse "surpreso e triste" com a notícia. "Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda", escreveu.

"Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos", lembrou Lula.

A presidência da Argentina divulgou um comunicado oficial lamentando o "trágico falecimento". "Em nome do Estado Argentino, enviamos nossas condolências a seus familiares, amigos e a todo o povo chileno", diz a nota.

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, enviou condolências ao povo do Chile e à família de Piñera. Ele lembrou o apoio do chileno durante a pandemia de covid-19: "Conheci o presidente Piñera há vários anos. Ele sempre teve uma atitude positiva em relação ao Uruguai e pessoalmente. A título de exemplo, basta citar o seu apoio com a logística oferecida para a chegada das vacinas durante a pandemia", disse.

O ex-presidente Jair Bolsonaro desejou que Deus conforte parentes e amigos de Piñera. "Fomos aliados no progresso de nossos países e bem-estar de nossos povos. Uma lacuna irreparável para nossos irmãos chilenos", disse.

O ex-presidente da Colômbia Ivan Duque lamentou a morte do "grande amigo". "Sinto a maior dor pela morte do meu grande amigo e colega Sebastián Piñera".

Continua após a publicidade

Um líder único, um ser humano íntegro e um amigo como poucos que sempre apoiaram a Colômbia. Minha solidariedade a toda sua família. Caro Sebastián, você estará sempre em nossa memória e defenderemos seu legado.
Ivan Duque, ex-presidente da Colômbia

O ex-presidente do Equador Guillermo Lasso disse que Piñera era "um grande homem". "Ele era um grande homem, leal aos princípios do mundo democrático. Descanse em paz querido amigo, o Senhor o recebe em sua casa", publicou no X, com uma foto ao lado do amigo.

Meu amigo Sebastián Piñera faleceu. Minhas condolências à sua família, especialmente à sua esposa Cecilia Morel, à sua filha Magdalena Piñera e ao grande povo chileno representado por
Gabriel Boric

Guillermo Lasso, ex-presidente do Equador

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner ressaltou que Piñera era um homem "profundamente democrático". Ela enviou uma mensagem à família do ex-presidente, de quem lembrou "com carinho".

Como todos sabem, não tínhamos as mesmas ideias, mas estivemos sempre unidos por uma relação de muito respeito: ele era um homem de direita, mas profundamente democrático. Lembro-me com carinho de seu senso de humor e do carinho de sua família, que conheci no Chile. Todas as minhas condolências a eles.
Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina

O também ex-presidente da Argentina Mauricio Macri demonstrou "imensa tristeza" pela morte do "amigo querido". "Gente boa, comprometida como ninguém com o Chile e com os valores da liberdade e da democracia na América Latina... É realmente uma perda total e insubstituível. Hoje me despeço de um amigo e de um líder notável. Todo meu amor por sua família", escreveu.

Continua após a publicidade

Piñera foi presidente do Chile duas vezes. Ele governou o país de 2010 a 2014, e depois de 2018 a 2022.

O acidente

Aeronave caiu por más condições climáticas, com chuva e ventos fortes. A queda do helicóptero ocorreu em um rio em Lago Ranco logo nos primeiros minutos de voo.

Helicóptero era particular e estaria sendo pilotado por Piñera no momento da queda. Além do ex-presidente chileno, também estariam a bordo mais três pessoas, entre elas uma irmã dele. Segundo o jornal La Tercera, os três passageiros foram encontrados por socorristas e a aeronave ficou a 40 metros de profundidade.

Quem foi Sebastián Piñera

Piñera foi presidente do Chile duas vezes. O líder de direita governou o país de 2010 a 2014, e depois de 2018 a 2022.

Continua após a publicidade

Sua chegada ao poder interrompeu um ciclo de presidentes da esquerda no Chile desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1988. Depois do último mandato, ele foi sucedido pelo atual presidente do Chile, Gabriel Boric.

Ex-presidente nasceu em Santiago do Chile, em 1949. Criado em uma família de classe média, ele é o terceiro dos cinco filhos de Magdalena Echenique e José Piñera, engenheiro e diplomata que participou da fundação da Democracia Cristã.

Piñera se formou em Engenharia Comercial na Universidade Católica do Chile. Depois, fez mestrado e doutorado em Economia na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, onde também foi professor assistente. Ele também deu aulas em universidades chilenas.

O ex-presidente também atuou como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial, além de ter trabalhado na Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.