Conteúdo publicado há 10 meses

Companhia aérea diz que pesará passageiros para garantir segurança em voos

A companhia aérea Finnair anunciou que vai pesar os passageiros e as bagagens de mão para estimar o peso do avião antes da decolagem.

O que aconteceu

Pesagens serão voluntárias e ocorrerão nos meses de fevereiro, abril e maio deste ano. A empresa finlandesa não informou por que o mês de março está fora da lista. Os tripulantes vão anotar idade, gênero e a classe de viagem.

A empresa explicou que os passageiros vão subir em uma balança com todas as roupas e a bagagem de mão. A ideia é ter acesso à pesagem combinada. Segundo a companhia, o objetivo é melhorar os cálculos de equilíbrio para aumentar a segurança nos voos. "A pesagem é voluntária e anônima, e os dados serão usados apenas para otimizar os atuais cálculos de equilíbrio das aeronaves da Finnair", diz comunicado.

Não é apenas o peso corporal que interessa à Finnair, mas o pacote completo. O diretor de comunicações, Päivyt Tallqvist, disse que os finlandeses tendem a trazer muito mais peso para o avião nos meses mais frios, pois vêm preparados com casacos grossos e pesados. "Isso faz parte de termos uma cultura de segurança muito forte em nossa organização", disse Tallqvis ao jornal britânico Daily Mail.

Tallqvist ressaltou que a companhia que ter acesso a dados mais precisos. "Queremos ver se os dados que usamos para os cálculos são precisos. Nós os usamos em todos os voos e são importantes para o desempenho da aeronave. Quando você explica isso [aos passageiros], eles entendem".

A Finnair disse que começou a pesar os passageiros que partem de Helsinque, capital da Finlândia, na segunda-feira (5). "Até agora, mais de 500 clientes voluntários participaram da pesagem", disse a porta-voz Kaisa Tikkanen ao jornal britânico Daily Mail.

A companhia aérea pontuou que as empresas de aviação calculam o peso do avião para equilibrar o voo e proporcionar um trânsito seguro. "As companhias aéreas podem usar pesos médios fornecidos pelas autoridades aeronáuticas - estimados em 88 kg - ou coletar seus próprios dados", afirmou.

Em comunicado, a Finnair garantiu que os dados recolhidos não serão compartilhados. Nas redes sociais, pessoas demonstraram preocupação com um possível constrangimento. "Apenas o agente de atendimento ao cliente que trabalha no ponto de medição pode ver o peso total, para que você possa participar do estudo com tranquilidade", disse Satu Munnukka, chefe de processos terrestres da Finnair.

Finnair não é a primeira empresa a pesar passageiros

Estratégia já foi adotada por outras companhias aéreas. Em agosto do ano passado, a maior companhia aérea sul-coreana, a Korean Air, anunciou que começaria a pesar passageiros no Aeroporto de Gimpo em rotas domésticas e no Aeroporto de Incheon em voos internacionais por um curto período até setembro. A empresa disse que a medida visa reduzir o desperdício de combustível e ajudar a estimar com mais precisão o peso do avião.

Continua após a publicidade

Também em 2023, a companhia aérea neozelandesa Air New Zealand anunciou a pesagem de passageiros. Na ocasião, a empresa comunicou que a iniciativa ocorreria em voos com origem no aeroporto de Auckland até o dia 2 de julho do ano passado. A participação era voluntária. "Por razões de segurança, precisamos saber o peso de todos os itens a bordo da aeronave.

Em julho de 2023, passageiros precisaram descer de avião antes da decolagem. O comandante de um voo realizado pela easyJet, que partiu de Lanzarote para Liverpool, pediu a 19 passageiros que descessem do avião porque a aeronave era considerada "demasiada pesada para descolar".

Um porta-voz confirmou o incidente em um comunicado. "A easyJet pode confirmar que 19 passageiros do voo EZY3364 de Lanzarote para Liverpool se ofereceram para viajar num voo posterior, como resultado do avião ter ultrapassado os limites de peso devido às condições meteorológicas. Esta é uma decisão operacional de rotina nestas circunstâncias e existem restrições de peso para todas as companhias aéreas por razões de segurança".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.