Áudio mostra corrida de policiais para impedir tráfego em ponte dos EUA
Um áudio que circula nas redes sociais mostra a corrida de policiais para tentar impedir o tráfego de carros momentos antes do porta-contêiner Dali colidir contra uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (26).
O que aconteceu
Um dos oficiais diz que o navio está se "aproximando" e que "perdeu a direção". "Preciso de um de vocês no lado sul, um de vocês no lado norte, segure todo o tráfego na Key Bridge", diz um policial. "Até conseguirmos controlá-lo, temos que parar todo o tráfego", alertou. O áudio foi divulgado pelo jornal britânico Daily Mail.
Cerca de 90 segundos após o pedido, um policial diz que a ponte desabou. O áudio tem pequenas falhas de conexão, mas é possível ouvir o agente. "A ponte inteira caiu. Comece, comece quem... todo mundo. A ponte inteira desabou". "Não consigo chegar ao outro lado", diz outro policial.
Colisão deixou ao menos dois mortos
A colisão ocorreu por volta das 1h30 [2h30 no horário de Brasília] de hoje. Uma câmera de monitoramento da ponte registrou o momento do acidente e a queda da estrutura.
Duas pessoas foram retiradas com vida da água. Uma delas não tinha ferimentos e a outra foi levada em estado grave ao hospital. As equipes de resgate acreditam que pelo menos seis pessoas ainda estejam na água.
Um porta-contêineres causou acidente. Com o nome "Dali", a embarcação tem bandeira de Singapura e levava 22 tripulantes. O proprietário registrado do navio é Grace Ocean Pte Ltd e o gerente é Synergy Marine Group. As informações são da Autoridade Marítima e Portuária do país asiático. O cargueiro Dali tem 300 metros de comprimento e 48 de largura, de acordo com o site MarineTraffic.
Duas pessoas controlavam o navio no momento da colisão. Nem elas, nem os tripulantes ficaram feridos, informou o grupo Synergy.
Seis pessoas estão desaparecidas
Seis pessoas seguem desaparecidas. Equipe fazia reparos na ponte na hora do acidente. Um grupo de empreiteiros estava no local a pedido da Autoridade de Transportes de Maryland. A informação foi dada pelo secretário Paul J. Wiedefeld. Ele não detalhou quantos trabalhadores estavam no local nem a razão do chamado deles.
A Grace Ocean não comentou sobre o assunto até o momento. "Todas as pistas foram fechadas em ambas as direções devido a incidente na I-695 Key Bridge. O tráfego está sendo desviado", disse a Autoridade de Transporte de Maryland em um post no X.
O prefeito de Baltimore, Brandon Scott, informou que o Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar nos resgates."Estou ciente e a caminho do incidente em Key Bridge... O pessoal de emergência está no local e os esforços estão em andamento".
O governador de Marland, Wes Moore, declarou estado de emergência. Ele fez o anúncio pelo X (antigo Twitter) e se referiu ao incidente como tragédia: "Somos gratos aos homens e mulheres corajosos que estão realizando esforços para resgatar os envolvidos e rezamos pela segurança de todos''.
Destroços da Ponte Francis Scott Key continuam no local. Nas imagens, é possível ver que duas pequenas partes da ponte foram as únicas estruturas ainda de pé após o desmoronamento. Elas estão ligadas ao continente.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberParte da estrutura está sobre o navio cargueiro. A embarcação continuava no local na manhã de hoje. Em nota, o grupo Synergy afirmou que duas pessoas dirigiam a embarcação e disse que ninguém ficou ferido. Inaugurada em 1977, a ponte tinha quase três quilômetros de extensão e quatro pistas, que ficavam cerca de 55 metros acima das águas.
Tripulação do navio emitiu alerta
Um alerta foi emitido por funcionários do navio que atingiu a ponte em Baltimore. Comunicação impediu que carros seguissem e outras pessoas se envolvessem no acidente.
A tripulação emitiu um alerta desesperado momentos antes de colidirem com a ponte. Informações sobre sexo e idade das vítimas não foram divulgadas até o momento.
O governador de Maryland, Wes Moore, chamou os funcionários de ''heróis''. Ele informou que a resposta rápida da equipe em pedir socorro impediu que mais carros caíssem na água. ''Eles salvaram vidas ontem à noite'', afirmou.
O navio alertou as autoridades de Maryland que haviam perdido o controle. Navio estava sem energia, e os funcionários também citaram a possibilidade de colisão com a estrutura, que não pôde ser evitada devido à velocidade da embarcação.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.