Conteúdo publicado há 3 meses

Espanha investiga abordagem violenta de policiais contra imigrantes negros

O Ministério do Interior da Espanha vai investigar a atitude de policiais de Madrid que foram filmados espancando imigrantes negros. O vídeo foi divulgado na última sexta (29).

O que aconteceu

Vídeo mostra agressão de policiais contra imigrantes negros na Espanha. Gravação que viralizou nos últimos dias mostra policiais espanhóis empurrando, enforcando e batendo em dois imigrantes negros com cassetetes.

Polícia teria sido acionada por briga. A corporação afirmou que foi acionada para intervir em uma briga entre quatro pessoas, estando envolvidos os dois homens que aparecem no vídeo. Os policiais prenderam os imigrantes e teriam encontrado droga com um deles, embora não tenham sido especificadas a quantidade e a substância.

Governo espanhol vai investigar ocorrido. O Ministério do Interior da Espanha anunciou a abertura de uma investigação contra os policiais, que será realizada pelo Gabinete Nacional de Garantia dos Direitos Humanos, segundo o jornal El País.

Polícia se diz alvo de "caça". Em nota à imprensa, a Polícia espanhola afirmou que seus agentes foram agredidos e que as redes sociais têm praticado uma "caça injusta" à corporação. "Todo o coletivo policial está sendo acusado de atuações gravíssimas, muitas delas delitivas", publicaram.

Ação gerou reações pelo país. A repercussão do vídeo levou os espanhóis às ruas para protestar contra a violência policial e o racismo. No último sábado (30), centenas de pessoas foram ao bairro de Lavapiés, em Madrid, e criticaram o que chamaram de "violência policial cotidiana e sistemática" orientada por "lógicas e dispositivos racistas".

Deixe seu comentário

Só para assinantes