EUA derrubam drones iranianos que iam em direção a Israel
Militares dos Estados Unidos derrubaram drones iranianos que se dirigiam a Israel neste sábado (13).
O que aconteceu
O número e a localização dos drones interceptados não foram divulgados. A informação foi confirmada por três autoridades norte-americanas à agência Reuters.
A ação dos EUA ocorre após ao ataque do Irã, que lançou "dezenas" de drones e mísseis em direção a Israel hoje. O ataque, confirmado pelos dois países, é uma retaliação ao bombardeio israelense contra o consulado iraniano na Síria que matou dois líderes militares do Irã.
Domo de Ferro intercepta drones. O governo de Israel compartilhou um vídeo dando "Graças a Deus" pelo sistema de defesa.
Sirenes soaram em Jerusalém, onde explosões também foram ouvidas. Segundo as forças de defesa de Israel, o aviso sonoro também tocou: no norte e no sul de Israel, na região do Mar Morto, na área de Shomron, e na região de Negev.
Espaço aéreo israelense foi fechado à 0h30 (18h30 em Brasília). O Iraque também anunciou o fechamento temporário do seu espaço aéreo e a interrupção do tráfego. Mais cedo, a Jordânia já havia comunicado a adoção da mesma medida, citando falhas nos serviços de GPS. Depois, o Líbano também suspendeu os voos.
Ataque do Irã
Canal ligado à mídia estatal do Irã confirmou ataque de drones. Segundo a PressTV, a Guarda Revolucionária do Irã — também conhecida como Força Quds, responsável pelas operações militares internacionais iranianas — "lançou extensivos ataques com drones contra alvos em territórios ocupados", termo que o Irã usa para descrever Israel.
Espaço aéreo israelense foi fechado à 0h30 (18h30 em Brasília). O Iraque, que faz fronteira com o Irã, também anunciou o fechamento temporário do seu espaço aéreo e a interrupção do tráfego. Mais cedo, a Jordânia já havia comunicado a adoção da mesma medida, citando falhas nos serviços de GPS. Depois, o Líbano também suspendeu os voos.
Primeiro-ministro disse que Israel está 'preparado'. Em discurso transmitido pela TV, Benjamin Netanyahu garantiu que o país está preparado para enfrentar qualquer cenário, "tanto em defesa quanto em ataque", acrescentando que Israel conta com o apoio dos Estados Unidos e "de muitos outros países". As declarações foram feitas antes do anúncio sobre os drones iranianos.
(Com Reuters, AFP e Deutsche Welle)
Deixe seu comentário