Triplo 'talaq': princesa de Dubai anunciou divórcio falando palavra 3 vezes
Querido marido, como você está ocupado com outras companhias, eu declaro o nosso divórcio. Eu me divorcio de você, eu me divorcio de você, eu me divorcio de você. Cuide-se. Sua ex-esposa.
Assim escreveu a princesa de Dubai Sheikha Mahra, 30, em seu Instagram. Mahra é filha de Mohammed bin Rashid Al Maktoum, emir de Dubai, e estava casada com o empresário Mana Al Maktoum.
Triplo talaq e regras
Ao escrever três vezes a palavra divórcio, Mahra parece ter feito referência à prática do triplo 'talaq'. Em algumas regiões de cultura islâmica sunita, a prática controversa permite que um homem muçulmano se divorcie de sua esposa dizendo a palavra árabe talaq, que tem significado de divórcio, três vezes.
O homem não precisa oferecer uma razão ou obter o consentimento de sua esposa para se divorciar. Já para mulheres, o caminho é mais longo, informa o The Washington Post. Sob a lei sharia (lei islâmica), mulheres normalmente recebem um dote (mahr, em árabe) do marido ou da família do marido após o casamento. Ao devolver o mahr, a mulher pode obter legalmente uma separação chamada khula.
Regras para casamento também são diferentes entre os gêneros. Nos Emirados Árabes Unidos, uma mulher muçulmana não tem permissão legal para se casar com um homem não muçulmano sem prova de sua conversão, explica o The Washington Post. Já um homem muçulmano tem permissão para se casar com uma mulher não muçulmana e para ter até quatro esposas, desde que ofereça "sustento igual e tratamento igual a todas", de acordo com o site do governo.
Princesa é reconhecida como voz das mulheres
Mahra ganhou reconhecimento por apoiar designers locais. Ela foi reconhecida como uma voz para o empoderamento das mulheres do país, segundo o tabloide Indian Express.
Já seu pai, Mohammed Al Maktoum, foi acusado de manter uma de suas filhas, a princesa Latifa, presa. Latifa descreveu seu pai como um "grande criminoso" e o considerou responsável por aprisionar mulheres desobedientes. Ela fugiu de Dubai, segundo reportagem do New Yorker em maio de 2023. Latifa expôs que via Dubai como repressiva para mulheres, mesmo sendo filha do governante.
Casamento e filha
Mahra se casou com o xeque Mana Al Maktoum. Ele também é membro da família real dos Emirados Árabes Unidos. A cerimônia foi glamurosa e ocorreu em maio de 2023. O casal teve uma filha há menos de três meses.
Na quarta-feira (17), a princesa sugeriu em sua postagem que seu marido havia sido infiel. Ele estava "ocupado com outras companheiras", de acordo com a postagem. A publicação no Instagram reúne diversos comentários de brasileiros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.