Conteúdo publicado há 1 mês

Biden diz que desistir da reeleição foi a 'coisa certa a fazer'

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse, nesta segunda-feira (22), que desistir da reeleição foi a "coisa certa a fazer". A declaração foi dada a apoiadores durante um telefonema público em um evento de campanha em que sua vice, Kamala Harris, discursou.

O que aconteceu

Biden pediu que Kamala seja acolhida. "Quero dizer à equipe, a acolham. Ela é a melhor", disse o presidente dos EUA. "Sei que a notícia de ontem é surpreendente e é difícil para vocês ouvirem, mas foi a coisa certa a fazer", acrescentou.

Durante a fala, o democrata também defendeu o fim da guerra em Gaza. "Estarei trabalhando muito de perto com os israelenses e com os palestinos para tentar descobrir como podemos fazer a guerra em Gaza terminar, alcançar a paz no Oriente Médio e trazer todos esses reféns para casa".

No discurso, Kamala Harris defendeu a restrição do acesso a armas e o direito ao aborto. "Nós lutamos sempre pelos direitos reprodutivos. Sabendo que, se Trump tiver a chance, ele vai assinar a proibição do aborto em todos os estados. Mas nós não vamos permitir que isso aconteça".

A vice-presidente, que está sendo cogitada como nova candidata à Presidência dos EUA, disse que assinaria uma nova lei sobre o tema. "Essa equipe aqui vai nos ajudar, em novembro, a eleger uma maioria do Congresso que concorda que governo não deve dizer o que uma mulher deve fazer com seu corpo. E quando o Congresso aprovar uma lei de liberdade reprodutiva, eu vou assiná-la como lei".

A democrata também comparou Trump a 'predadores' e 'trapaceiros' ao citar o período em que foi procuradora da Califórnia. "Naquela função, eu me deparei com criminosos de todos os tipos. Predadores que abusaram de mulheres. Fraudadores que roubaram consumidores. Trapaceiros que violaram as regras em benefício próprio. Então, acreditem quando eu digo que conheço tipos como Donald Trump".

Biden desiste

Após pressão de democratas, Joe Biden anunciou no domingo (21) que não iria concorrer à reeleição, em disputa contra o ex-presidente Donald Trump.

Anúncio da desistência foi feito em carta publicada nas redes sociais. "Por enquanto, quero expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tão fortemente para me ver reeleito", afirma trecho do documento. Leia a carta na íntegra aqui.

Continua após a publicidade

"Ofereço meu apoio para Kamala ser a indicada pelo nosso partido neste ano", disse Biden. Minutos após a publicação da carta nas redes sociais, o presidente publicou uma foto sinalizando apoio à sua vice, que também tinha sido citada na carta. "É hora de nos unirmos para combater Trump", afirmou.

*com informações da AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes