Hamas nomeia Yahya Sinwar como chefe político após morte de Ismail Haniyeh
O movimento Hamas anunciou que Yahya Sinwar como novo chefe político do grupo após a morte de Ismail Haniyeh durante viagem ao Irã.
O que aconteceu
Grupo divulgou a novidade em comunicado. "O Movimento de Resistência Islâmica Hamas anuncia a nomeação do líder Yahya Sinwar como líder do comitê político", informou o Hamas.
Foguetes foram disparados contra Israel após anúncio. A ação foi reivindicada pelo braço armado do Hamas, as Brigadas Ezedin al Qassam.
Nomeação de Sinwar vem após assassinato de antigo líder. Ismail Haniyeh foi morto em um ataque a bomba em Teerã, no Irã, após comparecer à nomeação do novo presidente do país. O caso foi considerado um "desrespeito à soberania nacional" pelas autoridades brasileiras e aumentou as tensões na região. O Irã ameaçou revidar e iniciar uma guerra de maiores proporções.
Quem é Yahya Sinwar
Um dos mentores dos ataques de 7 de outubro, que serviram de estopim para a guerra em Gaza. Nascido no campo de refugiados de Khan Younis, Sinwar cresceu com um dos fundadores do Hamas, o sheik Yacine. Aos 25 anos, liderou uma unidade de inteligência do grupo islamista que punia "colaboradores" - os palestinos condenados por espionagem para Israel.
Nome importante no Hamas, fundou o Majd, serviço de segurança interna do grupo. Ao ser preso em 1999, se consolidou como líder dos detentos palestinos.
Foi condenado várias vezes à morte por Israel. Entretanto, deixou a prisão em 2011 em uma troca que envolveu 1.000 prisioneiros palestinos pelo israelense Gilad Shalit, que ficou 5 anos sob a custódia do Hamas.
Sinwar foi colocado na lista de "terroristas internacionais" dos EUA em 2015. No mesmo ano, foi alvo de vários atentados contra sua vida.
Objetivo era desenvolver Gaza em vez de fazer guerra. Ele se tornou líder do Hamas em Gaza em 2017, posto que ocupava até agora.
*Com AFP, RFi
Deixe seu comentário