Conteúdo publicado há 1 mês

Hamas nomeia Yahya Sinwar como chefe político após morte de Ismail Haniyeh

O movimento Hamas anunciou que Yahya Sinwar como novo chefe político do grupo após a morte de Ismail Haniyeh durante viagem ao Irã.

O que aconteceu

Grupo divulgou a novidade em comunicado. "O Movimento de Resistência Islâmica Hamas anuncia a nomeação do líder Yahya Sinwar como líder do comitê político", informou o Hamas.

Foguetes foram disparados contra Israel após anúncio. A ação foi reivindicada pelo braço armado do Hamas, as Brigadas Ezedin al Qassam.

Nomeação de Sinwar vem após assassinato de antigo líder. Ismail Haniyeh foi morto em um ataque a bomba em Teerã, no Irã, após comparecer à nomeação do novo presidente do país. O caso foi considerado um "desrespeito à soberania nacional" pelas autoridades brasileiras e aumentou as tensões na região. O Irã ameaçou revidar e iniciar uma guerra de maiores proporções.

Quem é Yahya Sinwar

Um dos mentores dos ataques de 7 de outubro, que serviram de estopim para a guerra em Gaza. Nascido no campo de refugiados de Khan Younis, Sinwar cresceu com um dos fundadores do Hamas, o sheik Yacine. Aos 25 anos, liderou uma unidade de inteligência do grupo islamista que punia "colaboradores" - os palestinos condenados por espionagem para Israel.

Nome importante no Hamas, fundou o Majd, serviço de segurança interna do grupo. Ao ser preso em 1999, se consolidou como líder dos detentos palestinos.

Foi condenado várias vezes à morte por Israel. Entretanto, deixou a prisão em 2011 em uma troca que envolveu 1.000 prisioneiros palestinos pelo israelense Gilad Shalit, que ficou 5 anos sob a custódia do Hamas.

Sinwar foi colocado na lista de "terroristas internacionais" dos EUA em 2015. No mesmo ano, foi alvo de vários atentados contra sua vida.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes