Hamas lança foguetes contra Tel Aviv; Israel diz que país não foi atingido
O Hamas anunciou ter lançado dois foguetes contra Tel Aviv, a capital de Israel. Explosões foram ouvidas no local na manhã desta terça-feira (13).
O que aconteceu
Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, diz que lançou foguetes M90 contra Tel Aviv. Em comunicado, grupo diz que ataque é uma resposta "aos massacres sionistas contra civis e deslocamento deliberado do nosso povo".
Um projétil caiu no mar e o outro não atingiu o país, informou o Exército de Israel. "Agora há pouco, um projétil procedente da Faixa de Gaza caiu no espaço marítimo do centro de Israel. Simultaneamente, foi identificado outro projétil, que não atravessou o território israelense".
Não há relato de vítimas. Um jornalista da AFP relatou ter ouvido uma explosão na cidade.
Ataque ocorre duas semanas após assassinato de líder político do Hamas. Ismail Haniyeh foi morto após a detonação de uma bomba plantada na casa de hóspedes em que ele estava no Irã. O Hamas e seus aliados Irã e Hezbollah prometeram se vingar de Israel, apesar do país não assumir a autoria do ataque.
Líder militar do Hamas também foi morto. Ele foi atingido por um ataque aéreo em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 13 de julho. Ele é considerado um dos mentores do ataque de 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra em Gaza, e era um dos homens mais procurados por Israel.
*Com informações de AFP e Reuters
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.