Polícia investiga distribuição de doces com metanfetamina na Nova Zelândia

A Polícia da Nova Zelândia investiga como uma instituição de caridade distribuiu doces com metanfetamina supostamente por engano.

O que aconteceu

Até 400 pessoas podem ter recebido pacotes de balas com cerca de 3g de metanfetamina, dose que pode ser letal. Os doces foram dados pela organização Auckland City Mission em uma cesta básica entregue a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os doces teriam sido doadas anonimamente por um membro. Embalagem da marca Rinda estava lacrada e instituição não sabia que doces estavam contaminados, explicou um porta-voz da instituição à BBC.

Pelo menos três pessoas foram hospitalizadas após o consumo. Entre elas, estavam uma criança e um adolescente. Os pacientes passaram por atendimento médico e já receberam alta, segundo o jornal local Times.

Polícia está trabalhando para retirar balas de circulação. Nesta quarta (14), os agentes conseguiram recuperar pirulitos de um idoso e de uma família em Otahuhu. "Desde ontem, fomos contatados por várias pessoas que receberam esses doces'', contou o investigador Glenn Baldwin.

Policiais ainda tentam entender como esquema funciona. "Dadas as complexidades da importação de drogas, pode levar algum tempo para que tenhamos uma compreensão mais clara de como isso aconteceu", afirmou Baldwin.

A marca Rinda disse ter ficado sabendo por meio de notícias que seus produtos estavam envolvidos no caso. "Queremos deixar claro que a Rinda Food Industries não usa nem tolera o uso de nenhuma droga ilegal em nossos produtos", disse o gerente geral Steven Teh à ABC News.

O que é metanfetamina?

Estimulante da família das anfetaminas tem alto potencial de dependência. A droga sintética, também conhecida como ''crystal meth'', "yaba", "ice", tem efeitos são de duas a cinco vezes mais intensos e duradouros do que a anfetamina, e com maior potencial de desencadear dependência.

Continua após a publicidade

Excitação e euforia são os efeitos repentinos da droga. O usuário experimenta sensação de energia, extroversão e maior capacidade de comunicação. Aumento da frequência cardíaca, febre e sudorese intensa são algumas das consequências imediatas.

Dependentes precisam de doses cada vez maiores. Eles também perdem peso rapidamente, as mucosas da boca e do nariz de dissolvem e os dentes caem em decorrência do uso a longo prazo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.